sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mitos e Lendas: Mitos Modernos, Religiosos e o Saci

A acomodação da sociedade e de seus princípios, seu sentir, pensar e agir, seus valores e convivência, embora não estática, dinâmica, isto é cultura.
Esta postagem é um adendo da postagem anterior, baseado na palestra do Curso de Folclore do Ponto de Cultura de Joanópolis com o Projeto "Ora Viva São Gonçalo", cuja palestrante foi Maria do Rosário Tavares de Lima, na última postagem foquei nos mitos ligados a fertilidade, já nesta falarei sobre mitos modernos, religiosos e o Saci.

Mitos Modernos
Mito não é só um personagem, é também uma vontade e tomar algo como certo ou mágico, ilusão da pessoa.
A figa como amuleto, as cores de roupa relacionados ao que você pretende conseguir são mitos de agora. As sementes de papoula e grãos de ervilha antes se usavam para atrair fertilidade e abundância de alimentos, hoje, somente felicidade em geral.O Bicho-Papão e o Homem-do-Saco são mitos para assustar crianças e de certa forma obter a obediência delas através do medo. O Chupa-Cabra provavelmente é um dos mitos mais atuais.Mitos Religiosos
As lendas muitas vezes se referem a um fator religioso, geralmente católico, como a Lenda do Menino Jesus onde os soldados de Herodes perseguindo Maria, José e o Menino Jesus passam por uma gruta onde veem uma teia de aranha intacta, pensam que já que estava assim ninguém poderia ter passado por ali e seguem direto, mal sabiam que lá Jesus e sua família se esconderam e uma aranha teceu uma teia afim de salvá-los, assim a aranha ficou consagrada e surgi o mito de que matar aranha dá azar.
Os animais ficaram sagrados ao participarem do nascimento de Jesus, o galo cantou a meia-noite (por isso a Missa do Galo) e a vaca deu leite ao Menino Jesus, pois, o leite de Maria havia secado (a vaca torna-se assim sagrado em algumas culturas), o presépio é o maior exemplo do consagração dos animais, cuja a tradição tem dia para montar e desmontar, havendo um grande respeito em torno do costume.A Igreja faz uma triagem da Bíblia e pega o que é conveniente para obter um certo controle sobre a sociedade, por exemplo, Judas acabou virando o mito representativo da traição.Os rituais se modificam através do tempo, porém, com a mesma finalidade.

O Saci
A Iara e o Curupira são mitos indígenas, já o Saci é indígena, português e africano, uma transculturação, pois, ao viajar o mundo, o mito agrega características por onde passa, embora este seja também um mito indígena, o índio em si não faz parte do folclore por possuir um único tipo de cultura.Da Europa vem seu barrete, fonte de seu poder, o barrete frígio, símbolo da Revolução Francesa, barrete vermelho por ser a cor do poder.O mito do Mão Furada, também da Europa, como o nosso Saci só possui a perna esquerda, acreditava no poder referente aos pés.
Encontra-se o mito do Saci no sul do Brasil, onde ele faz das suas artes como tranças nas crinas dos cavalos e no norte o Saci é uma ave, Matinta-Pereira, na cultura indígena o pajé se transforma nessa ave para curar os doentes em locais distantes.Se chama Pererê, pois, pula, tem ainda outros nomes como Piracaia e Pirassununga.

Bom, chega ao fim mais uma postagem e cada vez fica mais claro o quanto a cultura tem que ser disseminada, pois, o folclore é extremamente complexo e possui curiosidades as quais muitos nem se quer ouviram falar, inclusive eu, na próxima semana voltarei a falar sobre mitos e lendas, já que a palestra que tive sobre o assunto foi muito extensa. Folk You Again!

http://sitededicas.uol.com.br/cfolc.htm Outras Lendas e Mitos
Para entender tudo sobre mitos leia:E também:

Um comentário:

  1. brigado com esse siteconsigui fazer meu trabalho so falta por ritos religiosos valww

    ResponderExcluir

Comente, critique, opine.