sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mitos e Lendas

O folclore é espontâneo, diz Maria do Rosário Tavares de Lima, palestrante da Áula de Folclore do último final de semana do Ponto de Cultura de Joanópolis com o Projeto "Ora Viva São Gonçalo", cujo tema foi Mitos e Lendas.
O mito na sociedade moderna é aquilo que não existe, já na mitologia greco-romana, as divindades eram mitos. Havia o mito e o ritual, que eram teatros ao ar livre onde se contava a estória do mito, com conotação moral para lembrar a sociedade como agir, onde chegaram até nós reinterpretados com nossos valores.
Os significados que melhor exemplificam a palavra mito são relato e palavra, o mito é o personagem e a lenda é a história do personagem, o relato, os mitos eram divididos em funções por assim dizer, como protetor de uma cidade ou protetor de uma casa.
Na antiguidade havia uma infinidade de deuses que foram desaparecendo por ser achar mais conveniente adorar a apenas um deus e no século IV a religião cristã é adotada em Roma.
Os principais deuses eram ligados a fertilidade como Gea, Deusa da Fertilidade e o Sol, Deus Maior.Príapo ou Priapo, Deus da Colheita, posto numa montanha por ser feio, surgiu para nós o mito do espantalho, figura também copiada nas festas de São João, representando a feiúra de Príapo.
Casais se deitavam na terra, praticavam o ato sexual, acreditando passar fertilidade ao solo.O mastro fincado no solo, próximo ao seu pé, milhos, cascas de ovos, o que eles queriam que progredissem, ritual da fertilidade, cujo mastro representa o falo (usualmente remete a simbologia da representação de um pênis ereto), Príapo em suas representações era mostrado com um falo de tamanho exagerado.
Como eram sagradas as árvores na antiguidade, ao se cortar o Mastro de São João, rezam o Padre-Nosso, as mulheres se montarem no mastro terão facilidade em engravidar e os homens passam a mão, fazem inconsciente.
As tradições antigas mandavam oferecer a Héstia, Deusa do Fogo, a primeira colheita, queimando numa fogueira em sua homenagem.Enfatizando mais o respeito que os antepassados tinham pelas árvores, havia outro ritual que se fazia ao cortar uma árvore, um discurso era feito para o gênio da árvore, Gênio da Fertilidade, onde se pedia para que saísse daquela árvore e se mudasse para outra, pois, precisaria daquela, se alguém corta-se uma árvore sem propósito, era submetido a um castigo terrível, golpeavam a pessoa rodeando a árvore.Os casais de São João são baseados em Príapo, mas, a igreja católica muito severa em relação ao sexo, coloca crianças na quadrilha, representando a inocência.
Na Europa, tiram uma árvore da floresta e colocam no centro da cidade, onde um casal de jovens enfeitam essa árvore com fitas, bolas prateadas (representando a Lua) e bolas douradas (representando o Sol), disto surgi a Árvore de Natal.Na história antiga europeia, surgi uma figura que seria o começo da roupa do espantalho e da caricatura da roupa da festa junina, o homem de palha, que alguns historiadores dizem ser um boneco, outros uma carcaça de um homem que outrora foi vivo e depois recheado com palha, pendurado num galho de árvore, em lugares onde as pessoas precisavam de auxílio, fertilidade, felicidade, melhores condições, aqui o mito se afasta da religião e adquire função social, após um tempo arrastavam o homem de palha por um trajeto onde as vezes pegava fogo, humilhado e xingado era jogado num rio, ligação com Judas, descarregar a raiva, dito como o mau-feitor, o mau-falado.No Egito se fazia espantalhos e hoje há espantalhos de diversos tipos, até mecânicos e com fios, modernos, mas, a palha é o material original, fibra vegetal, homenagem a Mãe Natureza.
Jesus é festejado com ramos em sua chegada montado em um jumento e as bandeirinhas de São João representam estrelas, se festeja a natureza e o universo inconscientemente.
Encerrando, o folclore não tem limites culturais, religiosos ou geográficos, se infiltra em cada canto da sociedade, erudita ou não, pobre ou rica, na próxima postagem volto a lhes falar sobre o assunto decorrido, o qual é extremamente fascinante e surpreendente. Folk You!

Um comentário:

  1. ADOREI ESSA POSTAGEM (TBM HAHA)
    O FOLCLORE REALMENTE É SURPREENDENTE,PENA QUE MTOS MITOS TENHAM SE PERDIDO EM DECORRÊNCIA DO TEMPO, MAS PODEMOS PERCEBER A INFLUÊNCIA DELES NA NOSSA CULTURA.
    ABRÇS E ADORO SEUS TEXTOX^^

    ResponderExcluir

Comente, critique, opine.