sexta-feira, 16 de julho de 2010

Festa Junina - Origem, Tradições e Simbologia

"Toda gente se diverte à grande, até prostar-se, até cair doente. É a própria lei da festa." Callois
Retomando o assunto da postagem passada, com base na palestra do Curso de Folclore do Ponto de Cultura de Joanópolis com o Projeto "Ora Viva São Gonçalo", cuja palestrante foi a Dra. Maria Celia Crepschi Coimbra (Doutorado em Antropologia Social pela USP), falarei agora sobre as origens, tradições e simbologias que rodeiam as Festas Juninas.
Na Europa se chamava Joanino (mais ligado a São João), trazida para o Brasil por imigrantes espanhóis e portugueses, já as Quadrilhas vieram para cá no século XIX adaptada de uma dança europeia (Quadrille) trazidas para cá pelos franceses, dança dos lanceiros de Napoleão, a dança apresenta tempos marcados, elementos da Dança Suíte também são adicionados e da Península Ibérica vieram as danças com fita, comuns em Portugal e Espanha, ao chegar aqui as quadrilhas dominaram os salões da corte, mas, logo descem as escadarias do palácio e vem para o povo, ganhando outros traços com a introdução de outros instrumentos como sanfona e triângulo, da elite para o proletariado.Os mastros enfeitados com frutas são elementos pagãos, simboliza o elo entre terra e céu e fertilidade, plantar o mastro, fim da colheita e início do plantio, costuma-se colocar pedidos nele, pedidos ao céu, o balões tem o mesmo propósito. A ereção de um altar em qualquer lugar, torna este sagrado e as bandeiras ali colocadas são queimadas após velhas, não podem ter outra utilidade.No curso foi discutido sobre crianças que muitas vezes não dançam quadrilha por serem de outras religiões, é preciso diferenciar folclore de religião, explicar para a criança e para os pais (que geralmente são os que são contra a criança participar) que aquilo é folclore, as festas juninas são cristãs, porém, com elementos pagãos.
Todo rito se transforma, tem função importante para a cultura se manter, por exemplo no nordeste entra outros elementos, ganha identidade, história local e de fora, isto a mantém.
A mídia muda o foco da festa, modifica valores e a sociedade, a caricatura do caipira vem do Mazzaropi e do Jeca Tatu, surgindo assim este esteriótipo, os caipiras não vestiam roupas rasgadas e remendadas e sim iam bem arrumados para a festa, camisas de chita e vestidos de chita, roupas de Domingo, roupas de missa.
O casamento é o rito central da quadrilha por ser a grande festa da comunidade.
Segundo o antropólogo Geertz, as Festas Juninas tem a finalidade de:
1º Contam para eles mesmos, quem são eles para a comunidade.
2º Para aqueles que vem.
3º Para os que não foram a festa, contadas por aqueles que foram.
Finalizando esta festança, as Festas Juninas são tudo isto, ritos de passagem, organização e divisão do trabalho, período mais importante das festas populares, reafirma a comunidade, momento de felicidade e sociabilidade, uma troca.

www.joanopolis.com.br Festa Junina de Joanópolis, uma das mais tradicionais da região, não percam a do ano que vem.
Contos de...doc Histórias de Pedro Malasartes

2 comentários:

  1. Muito bom Luiz!
    Faz parte da nossa cultura e não podemos deixar isso acabar!

    ResponderExcluir
  2. Thaís Nayara: GOSTEI MUITO DO ASSUNTO QUE ESTÁ SENDO TRATADO NO SEU BLOG!SERVIRÁ DE SUPORTE PARA A REALIZAÇÃO DE UMA AULA MINHA SOBRE FESTAS JUNINAS.
    OBRIGADA

    ResponderExcluir

Comente, critique, opine.