sexta-feira, 9 de julho de 2010

Festa Junina - Os Santos Festejados

O ser humano nasce, se casa e depois morre, este é o nosso ciclo de vida e é isto que o ciclo junino e sua trindade de santos representa.
Baseado na palestra do Curso de Folclore do Ponto de Cultura de Joanópolis com o projeto "Ora Viva São Gonçalo", cuja palestrante foi Dra. Maria Celia Crepschi Coimbra (Doutorado em Antropologia Social pela USP e sua tese foi: Num tempo e num espaço, fora do tempo do ciclo junino de Piracicaba - SP) vou falar sobre esta que é a mais importante festa depois do Carnaval, a nível de Brasil, pelo seu longo ciclo, a Festa Junina.

São João
São João é o santo central do ciclo, representado como um menino, ao nascer sua mãe Isabel faz uma fogueira para avisar Nossa Senhora de seu nascimento, a fogueira e as bombinhas são para acordar o santo e chamá-lo para a festa, já que é um santo menino e está dormindo.
Na Festa de São João a fogueira tem a base arredondada, simbolizando um berço de bebê, já que São João no ciclo junino representa o Nascimento, precursor de Cristo, é o único santo o qual sua data comemorativa é o dia de seu nascimento, privilégio dado somente a Jesus Cristo, os outros santos comemoram o dia de morte.
A Festa de São João abre o ciclo agrícola e a Festa do Divino Espírito Santo encerra por consumir o que foi plantado, ela é um período liminar entre plantar e colher, entre uma situação e outra, um paralelo seria uma prova para um concurso em que você não sabe se vai passar, um período difícil de dúvida.
Apresenta elementos das três festas: Nascimento e Batismo (São João), Casamento (Santo Antônio) e Descobrir o futuro nas águas (São Pedro); é uma síntese, comemorando São João está se comemorando as outras.
Noite mais fria e longa do hemisfério sul ao contrário do hemisfério norte, celebrado por vários povos antigos o solstício de verão (assim como no Natal temos o solstício de inverno, muitas vezes relacionados a histórias de diferentes povos, assim como a do nascimento de Cristo), noite extraordinária e da magia onde todos contam histórias do passado, épocas de fartura, de um tempo idealizado, o que já se viveu não tem mais surpresas.
Santo Antônio
Santo Antônio é o santo da idade adulta, santo com o dom de se bilocar (transportar), o que o fez para defender seu pai que estava sendo condenado injustamente, visto muitas vezes em dois lugares ao mesmo tempo, casamenteiro e encontra objetos perdidos, a fogueira de sua festa tem a base quadrangular, simboliza a casa, o espaço quadrado, já que representa o Casamento no ciclo junino.
É o santo que faz a ligação das partes com as pessoas, sua relação com o devoto é de igual para igual, enquanto não realiza os pedidos dos fiéis lá vai ele ficar de castigo, de ponta-cabeça ou algumas imagens que a criança o qual carrega é retirável, tiram-lhe o bebê.
Comparado a Exu, o comunicador, o "leva e trás" e ainda mais, este santo realizou vários milagres em vida.
São Pedro
São Pedro é o santo da velhice, porteiro e portanto possuidor da chave do reino do céu, a ele pede-se saúde.
As histórias de São Pedro se misturam a de Pedro Malazarti por ambos serem atrapalhados. A mãe de São Pedro vai para o inferno e ele pede a Deus para tirá-la de lá, Deus diz a São Pedro que se ele encontrar uma boa ação que ela tenha feito ele a tiraria de lá, já que Deus não havia visto nada de bom que ela tenha feito, São Pedro vai pesquisar a história da mãe e a única boa ação que encontra foi uma vez que estava lavando folhas de couve e retira uma formiga que estava na couve impedindo-a de morrer, Deus apesar de achar uma boa ação bem frajuda resolve tirá-la de lá afinal era a mãe de São Pedro, para ela sair do inferno Deus coloca folhas de couve amarradas por onde ela começa a subir, mas, como era muito avarenta e viu que havia várias almas vindo atrás de si, ela começa a chutá-las e as couves se rompem, a mãe de São Pedro cai no inferno novamente.
Agora a semelhança com Pedro Malazarti, ao bater na porta de uma mulher avarenta para pedir comida e usar da sua esperteza para fazer de uma sopa de pedra uma sopa deliciosa, junção do popular com o religioso.
A base da fogueira de São Pedro é triangular, pois, simboliza a santíssima trindade.
Pedro Malazarti é o "Trickster" (palavra de origem inglesa que significa herói trapaceiro), São Pedro era respeitado e temido por ser o mensageiro da morte, comparado a Caronte da Mitologia Grega, o barqueiro velho de barba branca que encaminha as almas pelo vale das sombras a troco de moedas que colocavam nos olhos ou na boca dos mortos na hora de enterrarem e São Pedro era pescador e fazia a ligação entre céu e terra.Finalizando, as festas juninas tem uma simbologia e significados que muitas vezes passam despercebidos, muitos nem entendem e nem buscam entender o porquê de suas tradições, em breve falarei mais sobre sua origem, simbologia e tradições. Grande abraço.

Um comentário:

  1. adorei essa postagem e pude me lembrar de muitas coisas q vc havia me dito.
    Seus textos estão cada vez melhores!!

    ResponderExcluir

Comente, critique, opine.