domingo, 2 de maio de 2010

Visite Nazaré Paulista

Nazaré Paulista é uma cidade pequena, com apenas 16000 habitantes e como os bairros são espalhados e longe do centro, dá a impressão que é menor ainda, quase uma Everwood ou Smallville (nomes de cidades de séries).
Localizada numa montanha, fica a menos de 1H de São Paulo, onde você pode vir pela Fernão Dias até Atibaia e depois pegar a D. Pedro I ou vir pela estrada de Guarulhos que passa pela Pau-pedra, ambos tem quase a mesma distância.
"História - Nazaré Paulista tem suas origens na construção da primitiva capela de Nossa Senhora de Nazaré, em Atibaia, efetuada em 1676 por Matias Lopes, fundador do povoado. Nazaré Paulista foi elevada à categoria de Freguesia e, posteriormente, em 10 de junho de 1850, pela lei n° 15, à categoria de Vila. Essa lei foi promulgada por Vicente Pires da Mota, presidente da Província de São Paulo, sendo a Vila formada com suas próprias terras e da Freguesia de Santo Antônio da Cachoeira, hoje Piracaia, desmembrada da Vila de Atibaia.
Em 1886, seu território foi acrescido de terras desmembradas de Conceição de Guarulhos, hoje Guarulhos. Mais tarde foram efetuadas trocas de terras com os municípios de Atibaia, Piracaia, Santa Isabel e Juqueri, hoje Mairiporã.
Em 10 de dezembro de 1906, pela lei n° 1038, a Vila de Nazaré foi elevada à Cidade. Em 30 de novembro de 1944, o Decreto-lei n° 14334 deu-lhe a denominação de Nazaré Paulista.
Em 1916, foi incorporado o Distrito de Ajuritiba, ex-Perdões. Recebeu este nome pela Lei n° 233, de 24 de dezembro de 1948.
Em 24 de março de 1959, pela Lei n° 12, Piracaia foi desmembrada do território de Nazaré Paulista.
Bom Jesus dos Perdões era Distrito de Paz quando foi elevado à condição de Município, desmembrando-se de Nazaré Paulista, em 18 de fevereiro de 1959, pela Lei n° 5285.

Origem do Nome
O município deve seu nome à construção da primeira capela de Nossa Senhora de Nazaré


Pontos Turísticos

Igreja Nossa Senhora de Nazaré
Construída em 1676, em estilo arcaico e barroco. Em seu interior destaca-se o trabalho de entalhamento em madeira, além de antigas imagens provindas de Portugal.
Praça Nossa Senhora de Nazaré, s/n
Prefeitura Municipal
Foi um dos primeiros edifícios a ser construído no município, no ano de 1870, e o primeiro a se tornar bem público. Era a antiga Cadeia Pública do Governo da Província de São Paulo.
Rua Coronel Antônio Rodrigues dos Santos, 16
Cachoeira Gavirutuva
Estrada Nazaré Paulista - Piracaia, km 15
Represa Atibainha
Represa de 25 Km² que integra o Sistema Cantareira, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo. Nela são praticados esportes náuticos, pesca e banhos.
Praça Álvaro Guião
Hoje, totalmente remodelada, e reestruturada com a construção de um palco, e também mirante, e banheiros para atender ao público, é o centro de realização de eventos, apresentações culturais e de exposição do artesanato local.
Alambique Nenê Pinheiro
Produtor da Caninha Trepadeira, possui ainda a casa sede preservada. Para quem a visita, é possível ver a fabricação da pinga, desde a colheita da cana-de-açúcar até ser envasada.
Casa de Francisco Derosa
Construção do início do século XX, pertencente ao prefeito dessa época e fundador da escola mais antiga do município, localizada no Bairro do Marmeleiro.
Casa dos Escravos
construção do século XVII, que mantém a sua estrutura e parte do mobiliário original, localizada no Bairro do Cuiabá.
fonte : Prefeitura"'
Fonte: www.nazarepaulista.com.brComo já diz o lema da região, "Entre serras e águas", Nazaré é uma cidade muito montanhosa e temos uma represa que se chama Atibainha que vai daqui até Piracaia e é responsável por grande parte do abastecimento de água de São Paulo e região.
Nazaré é uma cidade com muito verde, mas, que não aproveita muito o ecoturismo, poderia se fazer trilhas e arborismo.Outra característica de Nazaré que não aproveitam muito é o frio que faz no inverno (que eu adoro), onde poderia ter na cidade estabelecimentos que vendessem malhas e chocolates quente, poderia até se criar um festival de inverno.As festas são na grande maioria religiosas, há várias Festas de São Gonçalo (que não tem data prevista, pois, qualquer um pode realiza-las), a Festa do Divino que acontece no final de Junho, o Encontro de Motoclube Dorme Suju's em Outubro, a Festa de Nossa Senhora em Novembro e o Carnaval de Rua em fevereiro que é ótimo.Nazaré carece de eventos culturais e diversão, em compensação temos festas folclóricas e uma natureza intocada, então, não perca tempo, visite Nazaré!Como chegar:Reportagem sobre Nazaré Paulista http://www.youtube.com/watch?v=gsZTXNt0xJk

Um comentário:

  1. Impressionante as imagens de Nazaré Paulista, pena que faz falta tudo isso que foi citado acima. Mas é muito aconchegante a cidade em si. Afora a exuberancia de represa e a ponte que é um cartão postal e tanto. Meus parabens ao Luiz Fernando pelas fotos muito bem feitas.

    Meu nome é OTACILIO R. SOBRINHO, moro em Guarulhos, sou CONSULTOR COMERCIAL, meu ramo é TRANSPORTE DE CARGAS,estou buscando uma colocação no mercado como GERENTE COMERCIAL. Caso saiba de alguma coisa, aí está o meu e-mail e telefone: E-MAIL. OTACILIOCOML@HOTMAIL.COM - TELEFONE: (11) 2229-3288 OU 7548-5581

    ResponderExcluir

Comente, critique, opine.