domingo, 25 de abril de 2010

São Gonçalo de Amarante

No dia 17 de Abril, Sábado às 20:30H, após a Santa Missa, aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Nazaré em Nazaré Paulista, um milagre (desculpe a ironia, mas minha cidade carece de eventos culturais) ou melhor dizendo a exibição de um documentário sobre a reza e dança de São Gonçalo, feito por Lilian Vogel e Valter Cassalho.
No local estavam presentes folgazões (dançadores), violeiros e devotos do beato (ou santo?), uma pena não ter aparecido tanta gente, pois, sem dúvida nenhuma as Festas de São Gonçalo fazem parte do Folclore Brasileiro e Português e mais do que nunca tem uma força muito grande na nossa região, principalmente em minha cidade e seria interessante o povo ter curiosidade sobre aquilo que eles vivenciam tão de perto.
Podemos dizer que no dia ocorreu uma junção entre o popular e a igreja, já que São Gonçalo de Amarante não é reconhecido pela Igreja como santo, mas mesmo assim milhares de fiéis continuam a segui-lo.
"São Gonçalo (O.P.) (também conhecido como São Gonçalo de Amarante; Arriconha,Tagilde, Vizela, 1187 - Amarante, 10 de Janeiro de 1259), eclesiástico português, gozando de grande devoção popular, sobretudo no Norte do país. Existem, em sua honra, as Festas de S.Gonçalo. A forma correcta de o denominar é "Beato Gonçalo de Amarante".Nasceu Gonçalo de Amarante, da família dos Pereiras, no lugar de Arriconha, freguesia de Tagilde, próximo de Vizela, igualmente concelho de Vizela. Em Arriconha não falta, desde tempos imemoriais, a capela dedicada a S. Gonçalo.Os seus pais eram pessoas de nobre linhagem e deram ao seu filho uma esmerada educação cristã não só pela palavra como sobretudo pelos exemplos das suas virtudes cristãs." WikipédiaConsiderado Padroeiro dos Violeiros, São Gonçalo viveu na mesma época de Antônio de Lisboa, Francisco de Assis, Domingos de Gusmão, Boaventura e Tomás de Aquino.
Foi ele que criou o que hoje chamamos sistema de apoio social, que além de catequizar e evangelizar, prega a humanização das pessoas.
Apesar da crença no santo vir de Portugal (assim como boa parte das festas religiosas do Brasil) há inúmeras diferenças em como se procedem, desde as roupas do santo daqui com o de lá; em Portugal por exemplo o evento ocorre na igreja, com procissões e bandas, tudo muito sofisticado, já no Brasil as festas são organizadas pelo povo nas casas dos organizadores ou em capelas, com violeiros batendo o pé e afogadão ou outra comida, que contraste não.Uma senhora ao dar depoimento diz que a dança de bater o pé é feita para São Gonçalo, não como uma forma de divertimento, mas, de louvor.
Parabéns ao Padre Tarcísio (Pároco de Nazaré) e Padre Fábio (Vigário de Nazaré) por terem cedido a igreja para exibição do filme, já que em Nazaré não tem um local adequado para este tipo de evento.
Parabéns também a Lilian e Valter por nos proporcionarem tal alegria, e eles já disseram que em breve voltarão para estar realizando mais eventos onde desde de já estamos aguardando ansiosos.
http://www.youtube.com/watch?v=7J6gefr44L0 Festa de São Gonçalo em diferentes partes do mundo
http://www.youtube.com/watch?v=CDS9Md-v3mQ&feature=channel Dança de São Gonçalo em Bragança Paulista, veja a continuação da dança nos vídeos ao lado da página que se abre do link acima.
http://www.youtube.com/watch?v=iyzqA5cgVeE Amarante - Portugal

3 comentários:

  1. Adorei seu texto.. mtoo bom msm!!
    E como vc disse, nossa cidade carece de eventos e quem sabe após esse, venham vários!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de fazer contato com a folclorista Lilian Vogel para adquirir sua obra sobre São Gonçalo.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de fazer contato com a folclorista Lilian Vogel para adquirir sua obra sobre São Gonçalo.

    ResponderExcluir

Comente, critique, opine.