sábado, 10 de abril de 2010

Procura-se! Bosón de Higgs! Vivo ou morto!

Você sabe o que é LHC? Não, não é mais uma sigla do nome de um político. O LHC (Large Hadron Collider) é o maior acelerador de partículas do mundo e sua missão é encontrar o bóson de Higgs (partícula que teoricamente nos dá massa) e outras partículas que foram essenciais na formação do universo.
Caso não encontrado, a Teoria do Big Bang perderia o seu valor, o que mudaria tudo o que pensávamos, mas isto não assusta aos cientistas, pois, com o fim da Teoria do Big Bang só estimularia a pesquisa em busca de uma nova explicação para a origem do universo.
"Instalado no túnel do anterior LEP, e depois de ter sido completamente esvaziado antes de ser preparado como LHC, tem forma circular e um perímetro de 27 quilômetros. Possui um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 8,6 km de diâmetro. Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de frequência de rádio. Exatamente 1232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e quinze metros de comprimento agirão sobre as transferências de energias dentro do LHC. Os detectores de partículas ATLAS, ALICE, CMS e LHCb, que monitoram os resultados das colisões, possuem mais ou menos o tamanho de prédios de cinco andares (entre 10 e 25 metros de altura) e 12 500 toneladas. O LHC custou cerca de três bilhões de euros ao contribuinte europeu." WikipédiaPena um projeto tão fantástico ainda não estar em ação, já que desde o início vem sofrendo vários imprevistos como:
Outubro de 2008 - parou de funcionar por causa de vazamento de gás hélio.
Outubro de 2009 - cientista do LHC é preso, acusado de ligação com Al Qaeda.
Novembro de 2009 - pássaro derruba uma faísca de pão sobre o equipamento externo do LHC, cortando a energia no acelerador.
Mas não é de agora que isso já vem acontecendo, veja que em 1993, um acelerador ainda maior que o LHC, foi desativado pouco antes de começar a funcionar, o motivo seria o alto custo que o governo pagaria.
Para Masao Ninomiya (pesquisador do Instituto Yukawa de Física Teórica, no Japão) e Holger Beck Nielsen (considerado um dos pais da Teoria das Cordas, é professor do Instituto Niels Bohr, centro de pesquisa de física da Universidade de Copenhague) é como se estivesse ocorrendo uma sabotagem do futuro, onde uma força maior, não o Deus religioso, mas, uma força da física que estivesse impedindo a produção de mais bosón de Higgs.
Masao e Holger acreditam que o bosón de Higgs existe e que o universo necessite apenas de uma pequena parcela dessa partícula para que funcione como é hoje, alguma quantidade a mais traria fins catastróficos para o presente e também para o passado, criando forças para o que desencadeou este distúrbio com o objetivo de parar o acelerador.
Os argumentos contra essa tese é de que outro acelerador nos EUA já havia produzido uma quantidade enorme de bóson de Higgs e que essas partículas se formam sozinhas na atmosfera.
Sabemos muito pouco sobre o bóson de Higgs e o Universo em si, mas, a ciência assim, vai cavalgando pouco a pouco, se erra assume seus erros e continua na busca pela verdade, se achará todas as respostas somente o tempo irá dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, opine.