domingo, 30 de maio de 2010

Festa do Divino Espírito Santo

Caros amigos, a Festa do Divino em minha cidade está chegando e aproveitando uma palestra que tive no meu Curso de Folclore do Ponto de Cultura de Joanópolis com o projeto "Ora Viva São Gonçalo" com Américo Pellegrini Filho (professor da USP) e conhecimentos que tenho sobre a festa já que moro aqui, vou contar-lhes um pouco sobre esse megaevento.
A festa que acontece em Nazaré Paulista - SP, ocorrerá este ano do dia 13 a 29 de Junho (neste ano voltou a tradição o encerramento no dia 29, se encerrava nesse dia por ser dia de São Pedro), sendo que no último final de semana são os melhores dias para se vir, já que tem shows, grupos folclóricos e é servido o famoso "afogadão". (no mesmo período praticamente ocorre também a festa junina de Joanópolis)O Folclore tem festas móveis que mudam de acordo com a Páscoa, que também é móvel, isto em qualquer lugar do mundo. A festa ocorre durante a Pentecostes (50 dias depois da Páscoa) ou depois de Pentecostes, não há um rigor quanto a data da festa, mas, a data oficial é o Pentecostes, onde segundo a Bíblia, Maria, Jesus e seus apóstolos foram ungidos pelo fogo do Espírito Santo, os profetas falaram em línguas e reviveram o passado; em Nazaré a festa ocorre fora de Pentecostes.O Divino é sem dúvida uma das maiores festas da igreja católica, originária de Portugal, na cidade de Alenquer, onde a Rainha Isabel a criou em 1295, festa que ainda existe em Penedo - Portugal.
As tradições vieram de Portugal e se adaptaram aos costumes brasileiros, traços os quais podem ser observados na grande maioria das festas religiosas do Brasil.
O pombo branco ou prateado virou símbolo do Divino por causa de uma passagem bíblica, a Festa do Divino é um exemplo de junção do popular com o religioso.
Normalmente são dois festeiros que são responsáveis pela organização da festa ou se realiza uma comissão (como no caso de Nazaré, onde cada dia da festa é da responsabilidade de um determinado grupo), onde se arrecada prendas durante o ano todo para a realização da festa.
Império é uma sala geralmente cedida por uma família da cidade (em Nazaré ela fica em baixo do Salão Paroquial), onde fica uma coroa e uma fita, cuja tradição manda beijá-la.Costuma-se levar a Bandeira do Divino de casa em casa, afim de divulgar a festa e arrecadar mais prendas que podem ser dadas na hora ou anotadas e entregues depois, prendas as quais são leiloadas no fim da festa para a organização da próxima festa, em casa a Bandeira do Divino é passada por todos os cômodos e os moradores o beijam para se benzerem, a Bandeira do Divino é o próprio Espírito Santo.
Existem festas em Sergipe e em todo o Brasil e é tradição em todo lugar se encerrar a festa com fogos de artifício.
As congadas, caiapós e moçambiques não dançam para o turista, mas, sim em louvor a um santo ou ao Divino.Paçoca de Carne e de Amendoim são pratos da culinária paulista e são servidos em Nazaré durante todos os dias da Novena, a chegada da paçoca em um "Carro de Boi" e charretes acontece no Domingo de abertura da festa.O afogado é o prato típico da festa, se chama afogado por ser uma ruptura da palavra refogado, que seria um cozido de carnes e legumes. Antigamente o afogado era servido a semana inteira (em Nazaré sempre foi somente um dia e mesmo assim o afogado foi tirado de nossa tradição por questões de higiene, retornando somente no ano passado e mesmo assim há dúvidas se no ano que vem se manterá, visto que ano que vem o bispo de nossa região será trocado), na cidade de Parati a comida é mais sofisticada podendo haver alguma bebida como acompanhamento, em Portugal o afogado se chama bodo.Bom, espero que muitos turistas compareçam a nossa festa que com certeza é uma das melhores do nosso país.

Durante a Festa
-Comidas típicas;
-Shows;
-Congadas;
-Bandas musicais;
-Fanfarras;
-Apresentações culturais;
-Sala de exposição;
-Café com paçoca;
-Afogadão;
-Leilão de gados.

Informações (11) 4597-3150 ou perguntem a mim mesmo, prometo ajudar no que eu puder.

Um comentário:

Comente, critique, opine.