segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Occupation 101

O que sabemos sobre a atual situação da Palestina? Somente o que a mídia expõe, certo? Serão os palestinos, um bando de terroristas que lutam por uma terra dita santa?
Occupation 101 é mais um documentário que revela a verdadeira história por trás daquilo que pensamos ser real. O filme conta como surgiu o estado de Israel e os fatores que levaram ao caos que o país está agora.
No fim do séc. XIX, a população judia na Palestina era mínima, em decorrência do desejo da criação de um estado judeu, o êxodo judeu para a Palestina era inevitável, dava-se início ao estado de Israel.
Um dos maiores fluxos de imigrantes para o país foi na 2ª Guerra Mundial, expulsos do seu país por Adolf Hitler, os judeus começaram uma ocupação na Palestina. Inicialmente pacífica e mantendo uma boa relação entre os palestinos, mas se tornando agressiva a partir do que chamam Sionismo.Foto: almiraatblog.wordpress.com
Intifada é um termo que pode ser traduzido como "revolta", geralmente usada contra governos opressores. Os palestinos em suas intifadas enfrentam tanques de guerra com a única arma que tem, apenas pedras.

O Sionismo é um movimento político e filosófico que defende a autodeterminação e um estado puramente judeu em um lugar onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel.
Desde então, os palestinos, verdadeiros donos daquela região passaram a ser tratados como uma praga a ser eliminada.Foto: pakpassion.net

Vivem numa disparidade, de um lado judeus com piscinas, casas de luxo e uma vida justa. Do outro, palestinos que sobrevivem com uma miséria, desemprego, comida e água racionada.
O mais triste é ver crianças sendo mortas, e as que sobrevivem não sabem nem mais o que é infância. Tem medo de ir à escola e quando voltar, ver suas casas destruídas, são pequenos adultos que se tornaram assim diante da realidade em que vivem.Foto: imeu.net

Assistam ao filme, tirem suas conclusões e mostre para outras pessoas, espalhem esta trágica, porém verdadeira história. Talvez pareça pouco, mas, a informação difundida pelo mundo já é um grande passo, a conscientização.


Primeira foto: cinemadejunkie.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, opine.