sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Milagres do “Santo Violeiro”

Muita dança, reza e fé no IV Encontro de São Gonçalo do Revelando São Paulo Entre Serras e Águas de Atibaia

A fé do povo manifestada em forma de dança, foi o que aconteceu no dia 7 de Janeiro no IV Encontro de São Gonçalo do 4º Revelando São Paulo Entre Serras e Águas de Atibaia, realizado no Parque Edmundo Zanoni.

Dentre os grupos presentes estava o Grupo de São Gonçalo de Cajamar, que já está há 15 anos louvando ao “Santo Violeiro” e tem como alguns dos integrantes Francisco Sampaio de Assis (Chico Viola) de 60 anos e Rosalina de Oliveira Lopes Leite de 54 anos, que já se apresentaram no dia 6 de Janeiro com o Duo Cajamar.

Chico Viola

Efigênia Ambrósio, aposentada de 76 anos, carregava o estandarte de São Gonçalo e demonstrou toda sua gratidão a São Gonçalo no fim da dança, onde falou de seu milagre alcançado. “Eu era aleijada, eu não andava. Minhas pernas eram presas, eu não levava as pernas para lugar nenhum”, conta Efigênia Ambrósio que nunca procurou um médico para saber o que tinha.

Se arrastando pela feira de Cajamar com muita dor, Augusto Ambrósio lhe aconselha a fazer uma Reza de São Gonçalo. “Depois fui para casa, tomei um banho, passei uns “negócios” na perna e fui dormir. Levantei no outro dia, fui na padaria e não sentia minhas pernas, quando eu desci o primeiro degrau e senti, daí eu pulava e chorava. Ganhei minhas pernas! Todos vieram me perguntar, o que aconteceu com a senhora? Eu ganhei minhas pernas, faz tanto tempo que não as tenho”, relata o milagre alcançado, Efigênia Ambrósio.

Após o milagre, Efigênia Ambrósio pagou sua promessa realizando uma Reza de São Gonçalo. “Estava uma chuva, batemos catira até as 7 horas da manhã”, diz com orgulho.

Há 20 anos, Efigênia Ambrósio dança para São Gonçalo e há algum tempo segura a bandeira. “Eu tenho muita fé, muita fé mesmo. A fé move montanhas”, enfatiza Efigênia Ambrósio.

Da esq. p/ a dir. Francisca, Célia (filha de Efigênia), Éder (Neto de Efigênia), Efigênia e Chico Viola (Francisco Sampaio de Assis)

Benedito Soares da Silva é violeiro e participa do Grupo de São Gonçalo de Cajamar, da Folia de Reis e tem uma dupla que se chama, Tião Moraes e Andradence. Na dupla, Benedito Moraes é “Andradence”, referência a cidade de Andrade-MG, onde morou por algum tempo. Compõe suas próprias músicas, faz parte do conselho de Cultura de Cajamar e já participou de um grupo de teatro da 3ª idade.

Desde pequeno, Benedito Soares já dançava em Rezas de São Gonçalo, mas como violeiro ainda é algo recente, começou em 2004. “O instrumento, meus irmãos eram violeiros, eu sempre cantava com eles, depois eu fui para o Paraná e comprei um violão. Este violão que está aqui eu ganhei numa rifa, é um violão bom, toquei no rádio com ele. Tem bastante violão que já passou na minha mão e agora eu também conserto instrumentos. Tenho seis violas em casa, dois violões e dois cavaquinhos”, explica seu contato com a música, Benedito Soares.

Quanto a Dança de São Gonçalo, Benedito Soares diz, “É uma religião, São Gonçalo nasceu em Portugal. Em Cajamar dançavam até com prego no sapato, as mulheres da “vida” que entravam, depois arrumavam até marido e seguiam sua vida normalmente, São Gonçalo é milagroso”, relata.

Versos de Benedito Soares da Silva à São Gonçalo

“São Gonçalo é festejado no dia 10 de Janeiro

O dia que faleceu o Santo Casamenteiro.”

“São Gonçalo tocava viola

Quatro mulher de lado à lado

Com lindo arco na mão

Este é o grande passado.”


Mais Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, opine.