sábado, 15 de janeiro de 2011

Um duo de três

No repique da viola, se apresentaram no dia 6 de Janeiro no IV Encontro de Violeiros do IV Revelando São Paulo Entre Serras e Águas de Atibaia, violeiros de Atibaia e Cajamar que trouxeram um pouco do sertão ao Parque Edmundo Zanoni.

Dentre os muitos violeiros que se apresentaram, apenas uma dupla era de Atibaia, Toni e Toninho. O restante era da cidade de Cajamar, como o trio "Duo Cajamar".

Cajamar faz parte da grande São Paulo, com uma média de 70 mil habitantes, a cidade ostenta o título de possuir o segundo maior rodeio do país, ficando atrás apenas de Barretos e no ranking mundial, Cajamar ocupa o terceiro lugar.

Com arenas lotadas ou “boiódromos” como chamam o povo de lá, o rodeio atrai uma outra atividade, a música caipira. “Tem muitos violeiros por que o povo gosta, tem a tradição da festa do peão e festa do peão tem sempre violeiro e música sertaneja”, explica a monitora de creche Rosalina de Oliveira Lopes Leite de 54 anos do Duo Cajamar. “Muitos violeiros se inscreveram e não puderam vir, então estes que estão aqui são aposentados, não estão trabalhando e puderam vir, senão aqui era para ter umas 15 duplas de Cajamar”, ressalta o quão forte é a tradição da viola em sua cidade, Rosalina de Oliveira.

Quando pequena, Rosalina de Oliveira veio do Mato Grosso para o Estado de São Paulo, onde após passar por várias cidades, fixa-se em Cajamar, no ano de 1970. Como conseqüência do destino, veio a conhecer seu grande amor e posteriormente parceiro no Duo Cajamar, José Ribeiro de Leite, atualmente com 74 anos e aposentado.

Em 1990, numa viagem ao Mato Grosso, o casal descobre que além de unidos no matrimônio também poderiam se unir pela música. "No caminho fomos ouvindo umas fitas de sertanejo raiz e cantando, e meu marido disse "oh bem, sua voz casa direitinho com a minha, que tal montarmos uma dupla" e estamos aí até hoje", revela Rosalina de Oliveira.

Rosalina de Oliveira mesmo afastada do trabalho à 3 meses, devido a uma operação na garganta, não hesitou em vir se apresenta no Revelando. “Eu canto por que eu amo demais o sertanejo”, afirma.

O Duo Cajamar, apesar do nome, tem um terceiro integrante, Francisco Sampaio de Assis, conhecido como “Chico Viola”, tem 60 anos e é mestre de obras. Também se apresentou com sua dupla, Jambo e Chico Viola. “O Francisco nós conhecemos ele num grupo de São Gonçalo que tem em Cajamar. Ele era o vice-presidente do grupo e fomos a uma reunião, ele nos chamou para participar e nós o convidamos para tocar conosco”, explica Rosalina de Oliveira. “Sempre tocamos juntos, aonde vai um, vai os três!”, demonstra a relação de companheirismo no Duo Cajamar.

Chico Viola

Jambo e Chico Viola

Seja bares, festas ou eventos, o Duo Cajamar leva consigo boas histórias, a música raiz e tradicional, como: Tonico e Tinoco, e Tião Carreiro e Pardinho.

Como é boa a sensação de cair na estrada, deixar para trás os problemas e sentir a liberdade assoprando em seus ouvidos doces melodias caipiras, do velho toca-fitas que com o solavanco de buracos, enrosca a fita emitindo grasnidos como remixes, é o DJ rotineiro que chamamos vida. Seja em Atibaia ou Cajamar, o repique da viola despertará sempre dentro de cada um, o caipira, a raiz que mesmo nas capitais não se desprende da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, opine.