sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Mochileiros pelo sul: Nazaré, Atibaia, Sampa, e meados do sul

Sei que já é um pouco tarde para falar da virada do ano, mas como fiz este blog à pouco, vou contar-lhes sobre a minha virada de 2008 para 2009, que por sinal foi a minha melhor até hoje. A história será dividida em várias partes, já que visitamos vários lugares e não queria algo muito sucinto.
Desde pequeno sempre tive muita vontade de conhecer o sul, em especial a cidade de Gramado, por seu Festival de Natal e por seus ares de cidade europeia.
O ano inteiro planejando, vendo horários de ônibus, preços de passagens, consultando o mapa que comprei da região sul e eis que chega o grande dia.
26/12/08, Sexta-feira: Estávamos comendo alguns restos de doces do Natal, que este ano estava bem farto e ainda tinha muito Gingerbreads (aqueles biscoitos tipo o biscoito do Shrek) e o Bûche de Noël (doce francê semelhante ao rocambole), então fomos para o ponto. Mas antes de continuar vamos fazer uma ficha técnica dos mochileiros:
- Mochileiros: Tiago e eu (amigos de longa data).
- Roteiro: dia 26 ir para Porto Alegre/dia 29 ir para Gramado/dia 30 ir para o estado do Paraná em alguma praia/dia 2 ir para Curitiba/dia 4 voltar para Nazaré Paulista (isto era o que pensávamos que iríamos fazer, mas o futuro às vezes não é o que pensamos, mas deixemos esta parte para a hora certa).
Dinheiro: R$ 800,00 (bem suados) cada, reservar R$ 400,00 para passagem (sabíamos que ia sobrar e o que sobrasse era bônus) e R$ 400,00 para nos manter lá.
Na mochila: mapa, caneta, papel (higiênico e de anotações), meu celular (cujo foi o único recurso para tirar nossas fotos e o detalhe é que a tela dele está quebrada, então não sabíamos como as fotos iam sair e nem ao menos saber quantas ainda poderíamos tirar), o celular do Tiago (para ver as horas), objetos de higiene pessoal e roupas.
Bem, vamos dar início a nossa epopeia. Pegamos o ônibus para Atibaia por volta das 16:00H, no caminho nossa amiga Tuka também entrou no ônibus, pois, ele iria conosco até o Tietê e depois seguiria para o Rio de Janeiro.
Chegando em Atibaia fomos a uma lanchonete que sempre frequentamos para enrolar até dar o horário do ônibus e logo depois pegamos o ônibus para São Paulo.
Chegamos na rodoviária do Tietê lá pelas 19:00H, compramos uns petiscos para comer no ônibus e compramos também nossas passagens. O Tietê estava lotadíssimo como sempre em final de ano e as 21:30 nos despedimos de nossa amiga e rumamos para Porto Alegre.
27/12/08, Sábado: No caminho várias paradas, a primeira em alguma cidade do Paraná, onde tiramos algumas fotos com os enfeites de Natal. Depois disso acordava e dormia durante toda a noite (sabe aquilo de não querer perder nenhum minuto da viagem). Lembro-me de manhã que o Tiago me acordou em algum momento e vi um amanhecer lindo e o mar, sei lá onde estávamos. Ao meio-dia mais ou menos estávamos em Sombrio-SC e lá fomos nós comer mais um pouco, além de ver várias pessoas falando espanhol. No resto do caminho, mais paisagens belíssimas e assistimos duas vezes ao "Os sem-floresta". E as 14:30 chegamos em Porto Alegre e ...