sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Harry Potter e o Enígma do Príncipe


Meus amigos e eu, fanáticos por Harry Potter, esperamos ansiosamente todo ano pela estreia do próximo filme da série. É quase como um ritual a ser executado, nos reunimos e vamos para o cinema, sempre com grandes expectativas de que a sequência estará cada vez melhor.

Mas este ano, o filme foi uma verdadeira decepção, não só para quem leu os livros como para aqueles que só acompanham os filmes. Aqueles que só veem os filmes acharam o filme tedioso, sem ação e sem um tema central; assim como todos os outros o tiveram, neste o tema central era o mistério em torno do Príncipe Mestiço ao qual o diretor acabou não dando tanta atenção.

Para mim que sou leitor da série, esperava que fosse o filme mais sombrio e triste depois do terceiro. Seria o mais sombrio porque neste livro Harry mergulha na penseira na busca de ver trechos da vida de Lord Voldemort e sua família que vivem num pântano e possuem hábitos hostis. E seria o mais triste pela cena do enterro de Dumbledore, ao qual apareceriam todos os seres mágicos tanto da floresta proibida quanto do lago e muitos bruxos é claro.

Não sei se o diretor achou que cenas como estas não caberiam num filme com foco principal no público infantil, o fato foi que cenas como estas acabaram sendo modificadas ou mesmo excluídas.

Sabemos que há sempre muita crítica em torno de adaptações, pelo fato de os leitores quererem que o filme seja igual ao livro nos mínimos detalhes, e a série de filmes Harry Potter vem desde o começo alterando e excluindo cenas, um dos filmes que sem dúvida seguem bem o que está nos livros é a trilogia de O Senhor dos Anéis.

Bem, a nós que infelizmente já terminamos de ler todos os livros da série só nos resta esperar que os próximos filmes sejam condizentes com o livro, próximos por que o último livro será dividido em dois filmes devido a quantidade de fatos e lugares em que eles acontecerão, afinal agora todos já sabemos aparatar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, opine.