sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Atos insanos


O tempo vai passando e parece que nunca vou entender os seres humanos. Entender até entendo, difícil mesmo é concordar com algumas atitudes insanas, e não generalizemos também, pois, existem pessoas fantásticas nesse mundo afora.

Como se explica um cara sair de casa e ir à uma festa somente para arrumar briga? Além de estar desperdiçando seu tempo com uma tolice, acaba por estragar o dia de outras pessoas, não é um cúmulo isso?

Poderíamos dizer que este tipo de comportamento ocorre somente por causa do meio em que ele cresceu ou de uma "tribo" ao qual ele pertença, mas por outro lado vemos jovens de classe média alta praticando atos violentos.

Tenho amigos de diferentes classes e estilos e isto prova que o meio em que a pessoa vive não é sozinho um dos precursores para o comportamento hostil. É claro, ele influencia de alguma forma, tanto quanto seus amigos podem te influenciar ou mesmo a mídia, mas dentro da sua cabeça com certeza tu sabe a diferença entre o certo e o errado.

Às vezes me pergunto, o que falta na vida dessas pessoas para agirem assim? Por que não mudam suas atitudes? Saiam e se divirtam, conheçam novas pessoas sempre respeitando as diferenças, viajem e aprendam sobre outras culturas, leiam um livro, queira aprender sempre mais, queira estar vivo, estes são os tipos de ensinamentos que eu passaria ao meu filho.

Para os bípedes inteligentes e interessados abaixo está um dos muitos mandamentos do mundo moderno publicados na Internet e este especialmente no livro "Deus, um delírio", consumam sem moderação.


Os 10 mandamentos em versão moderna - Richard Dawkins

1.Não faça aos outros o que não quer que façam com você;

2.Em todas as coisas, faça de tudo para não provocar o mal;

3.Trate os outros seres humanos, as outras criaturas e o mundo em geral com amor, honestidade, fidelidade e respeito;

4.Não ignore o mal nem evite administrar a justiça, mas sempre esteja disposto a perdoar erros que tenham sido reconhecidos por livre e espontânea vontade e lamentados com honestidade;

5.Viva a vida com um sentimento de alegria e deslumbramento;

6.Sempre tente aprender algo de novo;

7.Ponha todas as coisas à prova; sempre compare suas ideias com os fatos, e esteja disposto a descartar mesmo a crença mais cara se ela não se adequar a eles;

8.Jamais se auto censure ou fuja da dissidência; sempre respeite o direito dos outros discordar de você;

9. Crie opiniões independentes com base em seu próprio raciocínio e em sua experiência; não se permita ser dirigido pelos outros;

10. Questione tudo.

DAWKINS, Richard. Deus, um delírio. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2007

Um comentário:

  1. Com certeza o que falta pra essa gente é um pouco de cultura, pois o que eu percebo sempre q presencio uma cena dessa são pessoas hipócritas, que "não enxergam um palmo à frente do nariz" e ainda se acham no direito de criticar o posiocionamento dos outros.
    Além do mais, hipocresia é o que não falta nessa cidade, diga-se de passagem!

    ResponderExcluir

Comente, critique, opine.