quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Cantata de Natal, um show celestial

Coral Nossa Senhora de Fátima, um coral de muita história, união e fé

Vozes celestiais encheram a Igreja Cristo Rei no dia 19 de Dezembro. Com suas cantatas de natal, o Coral Nossa Senhora de Fátima cativou o público do começo ao fim.

Em 2002, os devotos que freqüentavam a Igreja São Batista (Matriz) tinham se evadido por um problema que houve com o padre anterior e o Padre Eugênio Luiz Bertti (que agora está em Itatiba) assumiu a Paróquia vazia. Preocupado com isto, começou a Missão Mariana dos Arautos do Evangelho. “Ele chamou os arautos para fazer uma campanha missionária muito grande na cidade”, conta a empresária Neuza de Neves de 62 anos, que também canta no coral.

Neuza de Neves canta no Coral desde o começo


Segundo o Padre David Francisco, os Arautos do Evangelho é primeira associação do milênio aprovada pelo Papa Bento XVI, um grupo ortodoxo surgido em Caieiras-SP onde se encontra sua principal sede, a “Tabor”, que significa Monte da Transfiguração, o Monte Tabor é um local da Palestina. Hoje, já possuem presença em 78 países.

Os Arautos do Evangelho caminharam com a Nossa Senhora Peregrina. “Com a imagem grande, de comércio em comércio, de casa em casa, chamando as pessoas”, conta Neuza de Neves.

Nisto, deu início uma Missão Mariana que hoje é mundial, chegando até a Europa e Oriente, iniciada em Atibaia.

Os Arautos do Evangelho são devotos de Nossa Senhora de Fátima e ela instituiu os 5 primeiros sábados, que é para você comungar e rezar o terço. “Nós começamos a animar as missões e a igreja, Padre Eugênio pediu para o Seu Antônio que montasse o coral e o ele arrebanhou as pessoas”, conta Neuza de Neves. “Todos são voluntários, atualmente contamos com uma equipe de 25 membros, estou muito satisfeito”, diz Antonio Nobuhiro Nakagawa.

Antonio Nobuhiro, Regente do Coral


Depois dos 5 primeiros sábados você pode parar ou continuar e ir para mais 5 e depois mais 5, o coral continuou ininterruptamente desde que começou até hoje.

O coral começou em Março de 2003 e Neuza de Neves entrou em Maio, de lá para cá o coral nunca parou. “O nosso coral é evangelizador, nós levamos o evangelho e só cantamos músicas sacras, vamos a outras igrejas e onde nos chamarem. Os Arautos vão juntos e fazem a meditação, é um programa de religiosidade”, define Neuza de Neves.

Cantam em várias línguas, inclusive o Padre Eugênio queria também resgatar a comunidade japonesa. “Nós cantávamos a missa toda em japonês e o padre rezava em japonês, agora que ele foi para Itatiba, nós paramos de fazer isto”, conta Neuza de Neves.

O Padre Eugênio foi quem instituiu as cantatas em Atibaia, por que não era algo tradicional daqui e até o final do ano existia dezenas de corais, hoje muitos já extintos. No final do ano ele fazia uma missa à padroeira dos músicos e dos cantores, Santa Cecília, onde todos os corais participavam, cada coral cantava uma parte da missa.

O coral é praticamente da 3ª idade, de mais nova só tem a solista Bianca Lourenção de Melo Alves, estudante de 16 anos. “Eu mudei para cá à 5 anos atrás, e minha mãe na reunião de catequese, viu o coral cantar, depois de um ano eu entrei e estou até hoje”, explica a jovem. “Já comecei como solista, o Seu Antônio me chamou para cantar solo, eu fiquei bem nervosa e não estava acreditando, foi o primeiro solo, mas deu tudo certo”, completa Bianca.

A solista Bianca Lourenção de 16 anos


Eliana Aparecida Loureção Alves, tem 39 anos e cuida de uma senhora, orgulhosa fala sobre sua filha, “Foi uma benção por que a Bianca entrou com 12 anos, no começo não gostava tanto, mas depois pegou gosto e foi ótimo, o que ela mais gosta é fazer parte do coral”.

Eliana Aparecida, solista também e mãe da jovem Bianca


O solista Fábio Ramos de 26 anos é músico e ator, foi convidado para participar do coral por um mês, “Foi muito bacana, aprendi com eles e ensinei o que eu sabia. Gostei muito deles por que são muito unidos, treinam bastante, me deixaram em treino 24 horas e é assim que um grupo vai para a frente, que é o resultado que deu hoje”.

O músico Fábio Ramos de 26 anos


O acompanhamento ficou por conta do Grupo Concerthus de Bragança Paulista com os músicos: Isaac Romagnolli (violino), Rafael Juliano (violino), Taís Rodrigues (violino), Sandro Soares de Campos (violoncelo), Tfnes Botelho Medina (violoncelo) e Maria Bernadete (teclado).

Tfnes Botelho e Sandro Soares


Da esquerda para a direita: Rafael Juliano, Taís Rodrigues e Isaac Romagnolli


Maria Bernadete


Repertório

Once In Royal David´City
A Virgem Espera o Messias
Uma Virgem Santa
Ave Maria
Esplendorosa Noite
Alegrem-se os Céus e a Terra
Ding! Dong! Sinos a Tocar

Intermezzo (música de Franz Schubert solada por Fábio Ramos e acompanhada pela banda)

En Natus Est Emanuel
O Primeiro Natal
Adeste Fideles
Pueri Concinite
Laudate Dominum
Noite Feliz


“Muito obrigado pela presença, agradecemos muito a população atibaiense, a câmara municipal que reconheceu nosso coral. Estamos aqui à serviço da comunidade e da Igreja Católica.”

Antonio Nobuhiro Nakagawa

Regente


“Estou assistindo pela primeira vez este concerto à convite de meu amigo e regente do Coral, Antonio Nobohiro. Poderia dizer que para mim o concerto se resumiu na última música, “Noite Feliz”, nós tivemos uma noite muito feliz aqui, comemorando o nascimento do menino Jesus, o maior acontecimento da história e da humanidade, e se pudéssemos dizer, de Deus, o maior acontecimento da história de Deus, Deus se fazer homem.”

Padre David Francisco, 67 anos

Arautos do Evangelho





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, opine.