Antigamente em sua nação, escolhia-se simbolicamente um rei ao qual se dava o nome de "Rei do Congo" e Ginga foi a primeira mulher negra a ser rainha numa nação da África.
Chica da Silva - Fora dos padrões de beleza, diferente de como é pintada na ficção, em uma biografia dizia que era amante de um padre que depois a vendeu para um minerador.
Uma líder nata com forte poder de persuasão. Vivia em Diamantina e certa vez dizia que queria ver o litoral, mas, por ser longe o minerador, grande amor de sua vida, represa a água do rio criando um lago, constrói uma caravela e navegam juntos pelo lago.
Criou o 1º Teatro Público, em sua própria casa aonde vinham ciganos se apresentar.
Escrava Anastácia - Figura mitológica, surgi em 1968 na Igreja do Rosário do Rio de Janeiro em uma Exposição sobre Cultura Negra um quadro de uma mulher com máscara de metal, pintado por um francês.
Conta a história de que Anastácia não queria manter relações com seu feitor e como castigo, coloca um máscara nela; morre tuberculosa e com gangrena.
Chiquinha Gonzaga - Musicista, abolicionista e filha de negra forra, casada forçada, rompeu barreiras já que havia muito preconceito quanto a mulheres que cantavam na noite.
Fazia músicas para filmes, tem mais de 2000 obras escritas para orquestra e deu aula no Conservatório Nacional de Música.
Mãe Menininha do Gantois - Uma das mais importantes Mães de Santo do Brasil, jogava búzios e muitos ministros iam a sua casa pedindo consultas.
Dorival Caymmi e Vinícius de Morais já escreveram músicas em sua homenagem.
Base: Aula do Curso de Folclore do Ponto de Cultura "Ora Viva São Gonçalo" com a Profª Neide Rodrigues Gomes do dia 2o de Novembro de 2010
Fotos e imagens:
abemdanacao.blogs.sapo.pt chica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Nzinga.jpg ginga
cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br anastacia
jafogandooganso.wordpress.com chiquinha
mundoafrica10.blogspot.com gantois
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, critique, opine.