sábado, 26 de junho de 2010

Sociedades Discretas - Maçonaria

A história da humanidade é formada por diversas alianças, é nato do ser humano se comunicar e se unir aqueles com ideias semelhantes ou iguais, estas uniões movem guerras e podem fazer para-las, e é sobre isto que Sérgio Pereira Couto falou em sua palestra no Centro de Convenções em Atibaia no dia 18 de Junho, Sexta-feira, a história das guerras e a relação destas com as sociedades secretas.
Sérgio é jornalista, escritor e atualmente editor da revista Leituras da História, suas linhas de pesquisa vão desde história do rock a sociedades secretas.
Segundo Sérgio, as sociedades secretas podem ser políticas, de comportamento ou ambos os dois tipos e suas pesquisas já encontrou as sociedades mais bizarras possíveis, desde uma sociedade secreta de vampiros que bebem sangue de verdade a outros com comportamentos menos exóticos como as sociedades ligadas ao rock.
Na verdade as sociedades secretas hoje em dia não são tão secretas já que são conhecidas em todo o mundo, mas, podemos dizer que elas são discretas, já que são grupos bem fechados e nem aparecem na mídia.
Sérgio falou sobre as sociedades mais "pops" e é sobre elas que falarei agora, que são: Maçonaria, Illuminati e Cavaleiros Templários. Nesta postagem falarei somente sobre maçonaria e em postagens posteriores sobre as outras.

Maçonaria
A maçonaria são grupos voltados para a caridade, praticam o bem e buscam sabedoria, o nome está ligado a construção e aos pedreiros, o que pode ser observado em grande parte de sua simbologia.
Existem três tipos de maçonaria: a tradicional, cuja participação é negada as mulheres; a mista, os quais homens e mulheres frequentam a mesma loja (nome dado aos locais maçônicos), porém em espaços separados e a feminina, que as vezes são construídas em prédios e não em templos como manda a tradição.
Algumas lojas da maçonaria mista fazem até recrutamento pela internet e não da forma tradicional em que alguém de dentro te convida a participar, os três tipos de maçonaria não se reconhecem, cada tipo diz ser o verdadeiro e não se veem como iguais.
Para se tornar um maçom, primeiramente você passa por um ritual onde você é levado a uma Câmara de Reflexão, que é de cor marrom forte ou preta e cercada de símbolos como ampulheta, foice tradicional europeia, esqueletos e caveiras, lá irá refletir sobre sua mortalidade, a única certeza.
E aí você vira aprendiz, logo após, apontam-se espadas para você que está deitado no chão, eles acreditam na transferência de energia através do metal, embora este seja o modo tradicional ocorreram algumas mudanças.
Os graus podem ser aprendiz, companheiro e mestre, mas, é algo que muda de acordo com a loja, por exemplo, no Rito Escocês Antigo e Aceito - REAA há 33 graus, o 33º é portador de conhecimentos elevados e você é convidado a ser.
Quando você entra para a maçonaria você é uma pedra bruta, que vai sendo moldado, vai evoluindo, vai se tornando parte de uma obra muito maior, para se transformar numa pessoa melhor, uma pedra polida.
"Na maçonaria, o Esquadro simboliza a retidão, ou a integridade de carácter, limitada por duas linhas: na horizontal e na vertical.
Na horizontal, representa a trajetória a percorrer na Terra, ou seja, na vida terrena, no campo físico.
Na vertical, representa o caminho sem fim, que conduz até ao Cosmos, ao Infinito e a Deus.
O Compasso, por sua vez, simboliza o equilíbrio, a justiça, a vida correta.
Como instrumentos de medição, as ferramentas representam o julgamento e o discernimento." WikipédiaA letra G no centro do compasso e do esquadro seria Deus, pois, a tradução para Deus na maioria das línguas começa com G, a posição do compasso com o esquadro se juntar-mos os pontos é comparado a estrela de Davi, porém, há controvérsias e neste símbolo principal também pode haver o famoso olho que tudo vê.Outros símbolos:
Xadrez - equilíbrio entre bem e mal.
Insígnias, aventais diferentes e jóias diferentes - referentes ao grau que você ocupa.
Loja - edifício onde no centro está o templo.
Templo - referência ao Templo de Salomão, descrito no primeiro livro de Reis, na Bíblia.
Candelabro de 3 braços - Santíssima Trindade.
Caixão e Crânio com ossos cruzados - mortalidade, homenagem ao mito de Hiram Abiff, morto por 3 colegas por não revelar o que fazer para subir de grau.
Livro da lei - "Sua presença simboliza o Grande Arquiteto do Universo, isto é, a presença de Deus na loja maçônica, e nenhuma reunião pode ser iniciada sem antes acontecer a abertura ritualística do Livro da Lei." WikipédiaHá um lado exotérico, mas, não um espiritismo em geral, para maçonaria não existe uma religião certa, basta acreditar em algum Deus e não há restrições a homossexualidade.
Você pode sair se quiser, muitos saem e guardam voto de silêncio ou você tem a opção de estar num estado adormecido, onde sai e depois retorna as atividades com o grupo.
Maçons, Rosacruzes, Illuminatis, Templários, todos dizem ter uma parcela de participação em alguma guerra ou revolução, principalmente a Revolução Francesa, nada comprovado, porém, os maçons tiveram grande importância nas independências de EUA e Brasil.
Esta é uma pequena parte da maçonaria, recomendo uma pesquisa mais aprofundada para entender melhor, por ser um assunto de tema bem amplo e que há muito faz parte da história, até mais.
Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria
Revista Leituras da História http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/
Blog do Sérgio http://cantodooraculo.wordpress.com/
Sérgio entrevistado no Programa do Jô - 1º parte http://www.youtube.com/watch?v=49Q0-UFzZPA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, opine.