sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mochileiros pelo sul: Canela

... e as 12:00H partimos ... com muitas boas lembranças. Na saída de Gramado vimos os maravilhosos canians.
Era bem curta a distância entre Gramado e Canela, no caminho passamos por mais cafés coloniais e pelo "Mundo a vapor", a motorista era muito simpática e ia falando com os passageiros pelo caminho, mostrando os pontos turísticos.
Descemos na rodoviária e primeiro fomos ver se dali saía ônibus para Caxias e os horários. Confirmado isto, fomos arrumar um lugar para ficar, numa pensão perto da rodoviária o preço era R$ 35,00 por pessoa e o banheiro era coletivo, resolvemos procurar mais (nuca aceite logo de cara, sempre procure outras opções, seja simpático e educado, estas são dicas básicas mas que fizeram a diferença em nossa viagem e nos proporcionaram gastar bem pouco, além de nós sermos muito "style").
Estávamos cansados de procurar e famintos, então fomos comer em um restaurante "à la carte". Comi feijão preto, arroz com camarão e tanta coisa mais, mas não lembro, lembro somente que estava "triafuder".
De lá fomos até a igreja matriz que era muito linda e ao lado havia várias lojas, uma em especial era a Casa da Bruxa que tinha uma vassoura enorme.
Descemos pela rua principal da cidade e no caminho perguntamos a um moço se não sabia de alguma pensão, ele disse que ali ele alugava a casa ao lado da casa dele e que havia um casal no momento, mas que mais tarde eles iriam embora. Disse também que ele cobrou R$ 70,00 de cada (lembra de nossa cara na saída do café colonial, reprise), mas que para nós ia fazer um preço especial, R$ 30,00 cada. O Nego (este era o nome dele) disse para voltarmos daqui uma hora.
Uma hora depois voltamos e ele nos mostrou a casa, do lado de fora ela parecia um castelo (muito fodah), todo feito em pedra e por dentro havia um quarto com móveis antigos, entre eles uma cabideira, um provador em formato de raio, uma estante, uma cama de casal, uma cama de solteiro, um banco em forma de cubo e uma TV. Havia uma cozinha e um banheiro, perfeito.
Nos arrumamos, vimos um mapa no quarto e analisamos quais pontos turísticos podíamos ainda ver naquele dia.
Saímos e fomos a Praça do Sonhos que é a Praça Central e estava toda decorada, assim como toda a cidade, com enfeites natalinos, ali estava a ocorrendo a III Exposição de Presépios com obras belíssimas e trabalhadas com diferentes materiais.
Este era apenas um dos muitos eventos do Sonho de Natal, o evento ocorria todo ano em Canela e agia em parceria com Gramado. Gramado ficava com o lado mágico do Natal e Canela com o religioso.
Passamos pela Casa de Cultura e ali pedimos melhores informações sobre as atrações turísticas, passamos pela Casa de Pedra e fomos até o Mundo a Vapor que ficava mais ou menos a 3 km dali.
Chegamos lá e tiramos várias fotos (pena que não sobrou nenhuma, pois, quando fui descarregar as fotos o celular não estava suportando tantas fotos e eu tive que apagar algumas, sem ver quais estavam sendo apagadas acabei perdendo umas cinquenta), uma velhinha danadinha ficou indo e voltando na frente da nossa câmera que eu havia colocado no temporizador e deixado no chão.
Dentro deste local aprendemos um pouco sobre a história deste trêm (somente na parte gratuita), este ponto turístico que é em si uma obra de arte foi baseado num acidente de trêm que aconteceu em Londres, onde o trêm descarrilou e acabou atravessando a plataforma e ficou pendurado com uma parte para fora e o restante do trêm para dentro.
Ao lado do Mundo a Vapor havia um mini-shopping, demos uma olhada e voltamos para o centro (no caminho passou um jipe lotado de gurias lindíssimas que gritaram para nós, fodah).
No centro vimos a posse da prefeita de Canela que foi comemorada com muitos fogos.
Já era quase noite e o Tiago comprou queijo e pão numa padaria e foi comer no castelo, depois saímos e eu fui comer um cachorro-quente em frente a Casa de Pedra.
Vira e mexe, uma garoa fina começava a cair, e subimos até a Catedral de Pedra novamente. A catedral cujo o nome era Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, foi construída em estilo Gótico Britânico e sua torre mede 65m de altura e a noite fica toda acesa com luzes de diferentes tons.
Andamos mais e resolvemos fazer uns telefonemas em umas cabines de madeira "muito fodah", liguei para a Mariza e minha mãe, desejei a elas um feliz ano novo.
Andamos muito toda a noite, passando por igrejas, cafés, lojas luxuosas e todo o requinte dos enfeites e luzes do Natal.
Em casa, assistimos a TV, planejamos o que fazer no outro dia e dormimos.
02/01/09, Sexta-Feira: Acordamos bem cedo, saímos e comemos algo, e fomos em direção a Catedral de Pedra, pois, ...