sábado, 12 de março de 2011

Pin-hole interno

No séc. XV, Leonardo da Vinci deu o primeiro passo à uma das artes visuais mais fantásticas que temos ao nosso alcance de uma forma tão prática que até esquecemos todo o trabalho que se deu para termos o que hoje chamamos de fotografia.
Da Vinci se trancava numa sala escura com um único orifício e do lado de fora os objetos que lá se encontrassem eram projetados para dentro sobre o papel na parede, onde ele conseguia pintar buscando o máximo de realismo possível, o que a humanidade buscava nesta época era a perfeição retratada num suporte e muitos outros como Leonardo da Vinci tentaram de alguma forma esta perfeição, surge então a "câmara obscura".
Na Coleção Da Vinci Codex Atlanticus que está Biblioteca Ambrosiana de Milão, Itália, Da Vinci descreve o processo da "Câmara Obscura":

Quando as imagens dos objectos iluminados penetram num compartimento escuro, através de um pequeno orifício e se recebem sobre um papel branco situado a uma certa distância desse orifício, vêem-se, no papel, os objectos invertidos com as suas formas e cores próprias.”


No Pin-Hole ou Pinhole, a técnica é a mesma, a diferença é que temos um papel fotográfico sensível a luz e que consegue gravar esta imagem em papel.
O pin-hole, "buraco de agulha" é um experimental de fotografia fantástico, que tem o intuito de mostrar a base de como funciona a fotografia.

Montando o brinquedo

Material: Lata metálica com tampa de mesmo material(lata de leite Ninho), pode ser feita com outros suportes também; fita isolante, lacre da parte de dentro da lata, tinta preta e papel fotossensível para revelação em câmara escura.
Mãos à obra: Pinte o interior da lata de preto e parte da tampa voltada para dentro também. Com um martelo e um prego faça um furo central na parte vertical da lata. Pegue o lacre da lata, corte um quadrado e cole fita isolante em seu entorno, fixando no buraco do lado de dentro da lata. Com uma agulha faça um furo neste lacre e cole uma fita isolante sobre, pronto, tu já tens uma câmera fantástica em mãos.

Como "pinholar"

Primeiro lembrando que a fotografia no experimento que estou explicando resultará numa imagem em preto e branco, negativa (inversa), é possível também obter a imagem com uma base positiva (tu precisará de um papel específico).
Em uma câmara escura(somente em uma câmara escura, pois senão teu papel vai queimar todo com a luz), corte o papel fotossensível num tamanho que caiba na lata, tampe bem a mesma e daí tu podes sair e se divertir.
Num primeiro momento tente em um ambiente interno, pois a luz oscila menos que a luz natural e as chances de obter resultados mais rápidos é consequentemente maior.
Escolha o que quer fotografar e posicione a câmera, retire o a fita isolante e aguarde inicialmente 10 min. como teste, acabando este período, vá até a câmara escura e revele sua foto. (explico como funciona a revelação numa próxima postagem)
Ver a imagem brotando no papel é uma coisa maravilhosa e única, um bom pin-hole acontece quando conseguimos obter todas a variações do branco ao preto. Se a foto sair muito branca, aumente o tempo de exposição, se o contrário, diminua. Bom Pin-Hole!

15 min de exposição

25 min de exposição

30 min de exposição

Fontes: http://www.gettyimages.pt/Creative/Frontdoor/DaVinciCodexAtlanticus-RM
www.estt.ipt.pt/.../2620__HF_Leonardo%20Da%20Vinci%20e%20a%20Fotografia.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, opine.