Qual manifestação vou documentar? Em que elementos vou me deter? Devo observá-la em outros anos? Estas são questões primordiais em uma pesquisa e é sobre isto que o Prof. Dr Alberto Ikeda, da UNESP, palestrou no curso de folclore coordenado pela Profª. Neide Rodrigues, que desta vez, ocorreu no meio do Revelando São Paulo, no dia 18 de Setembro.
Numa pesquisa de campo utilizamos uma base empírica, valorizando a experiência daquela vivência e etnográfica, parte da pesquisa que se vai em busca da informação, da observação do fenômeno.
Para se entender realmente uma manifestação há de se fazer um registro denso e profundo, filmar, fotografar, escrever, sentir, aguce seus sentidos para obter plena percepção, tenha sensibilidade.Preste atenção nos elementos da essência daquela prática, não somente o estético (o belo, a arte), dê importância ao significado daquela prática para cada um, o seu saber.
A música é um dos elementos de comunhão e de tradução do popular, ela cria uma ligação do indivíduo de ontem com o de hoje, uma identidade.Aprender sobre cultura popular não se faz só com livros, há de se fazer experiências, os prêmios da Petrobrás e outros prêmios de incentivo à pesquisa podem ser muito úteis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, critique, opine.