Molion assegura que o homem não é capaz de afetar o clima global e que o carbono não é responsável pelo aquecimento global.
Muitos já devem ter ouvido falar que o aquecimento da Terra é um ciclo normal e que mesmo que parássemos de poluir agora, a Terra ainda assim iria continuar a aquecer, o que eu não sabia é que a Terra agora está vivendo um resfriamento.
Segundo Molion, a Terra vive um ciclo de longa duração onde ela alterna entre períodos com muito calor como o que vivemos agora e períodos glaciais como o que a humanidade conseguiu sobreviver na era do gelo.
No meio desses longos períodos há períodos curtos de mais ou menos 16 anos em que a Terra novamente alterna entre calor e frio mas sem chegar a temperaturas extremas, e o que causa estes períodos curtos de alternância é a Lua.
Há tempos sabemos do grande efeito que a Lua exerce sobre a Terra, estes 16 anos é o período em que a Lua se aproxima pouco a pouco da Terra e causa o aquecimento ou se afasta nesta mesma quantidade de tempo e causa o resfriamento.
Funciona assim, no caso do aquecimento a Lua em seu ciclo de translação ao ir se aproximando da Terra muda as correntes marítimas fazendo com que águas com temperaturas mais elevadas atinjam as partes inferiores das calotas polares do Ártico e assim as soltando.
A ação da Lua tem seu ponto mais forte no Ártico, por isso o nível do mar nesta parte do planeta é mais elevado do que na Antártica onde as temperaturas estão até caindo.Com relação a Copenhagen, Molion diz que a reunião se tratou mais de uma discussão econômica do que ambiental, onde países desenvolvidos esperavam refrear o crescimento de países emergentes e assim manter o mundo na miséria em que alguns vivem.
Já as chuvas no Brasil e as nevascas nos Estados Unidos são acontecimentos que acontecem pausadamente e que se observar registros antigos, verá que não é a primeira vez que ocorre.
No Brasil as chuvas causam desastres, pois, com grande parte das cidades cobertas por asfalto a água não tem para onde escoar e ser absorvida pela terra, os deslizamentos são fruto de desmatamento e construções de baixa infra-estrutura em locais inadequados.
Molion frisa que com relação ao ciclo de longa duração estamos caminhando para um nova era glacial mas que ainda vai demorar muito tempo e quanto ao de curta duração, em 2007 começou o resfriamento.
O resfriamento é ruim, pois, prejudica a agricultura e causa algumas catástrofes.
A captura de carbono se tornou mais outra forma de moeda do que algo que trará algum bem a natureza, já que a quantidade de carbono na atmosfera não afeta o clima e até em experiências com substâncias vivas quando se adiciona carbono a quantidade de vida dobra.
Todas estas novas informações abalaram minhas convicções e tudo aquilo por que eu lutava até então, mas Molion de forma alguma diz que não devemos preservar o meio ambiente.
Se as teorias de Molion estão certas ou não, não sabemos, fato é que muitos outros cientistas já defendiam este tese.
Só nos resta esperar e como diz Richard Dawkins estar sempre aberto para uma mudança de opinião se ela se mostrar mais coerente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, critique, opine.