terça-feira, 24 de novembro de 2009

O fim dos minérios

O mundo está um caos, vemos o planeta sendo devastado, o aquecimento global "dando suas caras" e animais sendo extintos . Não que estes assuntos não sejam de alta relevância, mas, acabamos nos esquecendo de outro mal que a humanidade vem causando a si própria, o fim dos minérios.
Espantado? Você achava mesmo que tudo o que você possui ia durar para sempre? Achava que este consumismo desenfreado não ia ter consequências? Pois se enganou, a Revista Super Interessante de Abril de 2009 veio com uma matéria falando sobre este assunto que afeta a todos nós.

Vejamos um exemplo que condiz bem com este drama; os celulares, todo mundo só pensa em ter um celular do momento, todo "high teck" e se esquecem de que materiais foram feitos este aparelho. As baterias de celulares e de vários outros aparatos tecnológicos são feitos de lítio, um minério que se acabará em poucos anos. Se pelo menos as pessoas se preocupassem em reciclar seus celulares, ainda teríamos mais tempo de uso deste minério, mas, a maioria dos celulares são jogadas no lixo que ainda acaba por poluir o solo.

Uma alternativa que é impossível no momento, mas, algo que já foi pensado é a busca de minérios em outros planetas, cuja tecnologia para tal processo ainda não possuímos.

Portanto, temos que repensar nossos atos e começar a viver de uma forma sustentável, pois, até conseguirmos achar um planeta que possua minérios e que tenhamos tecnologia para extração e transporte ainda tem muito chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, critique, opine.