domingo, 12 de fevereiro de 2012

As aventuras da linha

O cartunista norte-americano Saul Steinberg nasceu em 15 de Junho de 1914 na Moldávia. Foi um cartunista famoso por suas ilustrações para o The New Yorker Magazine. Falesce em 12 de Maio de 1999.


No ano passado ocorreu sua segunda mostra no país, numa exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde estavam expostos os trabalhos da sua fase de fama internacional, dos anos 40 e 50, onde se destacam trabalhos em que desenha a esteriotipia das madames americanas.

Steinberg foi um artista que viajou o mundo experimentando a cultura de diferentes países, captando através das linhas, detalhes da arquitetura, a fisionomia do povo e suas esteriotipias. “Desenhar é como escrever [...] Desenho para explicar as coisas para mim mesmo”, disse Saul Steinberg.

Experimentando materiais diversos, linhas de diferentes forças, formas e gestos. Convida o observador a um passeio pelo desenho, indicando uma sequência de instigância ocular que direciona e atrai sua atenção.

Fotos: http://www.saulsteinbergfoundation.org/

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Máscaras do Carnaval de Atibaia 2012 - Parte 4

O projeto Máscaras do Carnaval de Atibaia 2012 contou com 13 artistas: Cristiano Lucas Leite, Rita Moura, Igor Spacek, Angela Paoliello, Gersey Pinheiro Cruz, Patrícia Bianchi, Inácio Rodrigues, Márcia Cecília Gaspar Silveira, Maria Helena Carnide dos Santos, Daniela Grandi, Luiz Fernando Bueno, Júlia Ferraz Holzhauser Carvalho e Carlos Henrique de Moraes Silva.

Confira a galera trabalhando e o andamento dos meus trabalhos:


























sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ciclovia em Guarulhos

Movimento Ciclista Alvorosso conquista Ciclovia em Guarulhos, sempre lutando por um transporte saudável, sustentável e alternativo

No dia 18 de Dezembro de 2011, foi inaugurada em Guarulhos a Ciclovia de Lazer Paulo Faccini. A via tem aproximadamente 8 km de extensão (ida e volta) e funciona aos domingos das 7h às 14h. A implantação desse projeto é de responsabilidade da STT - Secretaria de Transporte e Trânsito, que convidou o Alvorosso para operar e organizar a monitoria na via.

“Trata-se de uma ação educativa que visa a orientação de ciclistas, pedestres e motoristas sobre a importância da sinalização do trânsito para a segurança do usuário. Essa é uma grande vitória do movimento, pois a implantação dessa via é fruto da nossa luta por melhor mobilidade na cidade!”, explica Péricles Moreira.

A ciclovia passa por quatro bairros (Jd. Santa Francisca, Jd. São Paulo, Maia, Jd. Santa Mena), nas suas principais avenidas. Começa no início da Avenida Paulo Faccini, próximo a Rua Itaverava, segue pela Avenida Salgado Filho, pega um pedacinho da Avenida Benjamin Harris Hunnicutt e termina no primeiro retorno da Rua Araguatins.
O educador social Péricles Moreira dos Santos tem 30 anos e é de Guarulhos, onde articula ações em prol dos direitos da criança e do adolescente. O ativista social faz parte do Movimento Ciclista Alvorosso.


Confira o Bate – Papo com Péricles Moreira:

LB – Como foi a movimentação para a criação da ciclovia?
PM – Além da participação em passeios ciclísticos organizados aqui no município, em Junho de 2011 aconteceu em Guarulhos a 2ª Conferência de Políticas Públicas para a Juventude! O movimento participou da plenária e fez propostas de melhoria para a cidade em relação a sua mobilidade, começando com vias seguras para a circulação de bicicletas.

Para legitimar essa ação, o grupo confeccionou um documento titulado Pacto pela Bicicleta, baseado nos princípios da mobilidade sugerido pelo Governo Federal. O Prefeito da Cidade em gestão, Sebastião Almeida, assinou e legitimou o compromisso da sua gestão com as demandas de mobilidade que se apresentam.

A gestão pública também realiza na cidade o Orçamento Participativo, em que há uma consulta pública por regiões na intenção de discutir com a população o orçamento da cidade. O movimento esteve presente nas regiões onde mais se usa a bicicleta como transporte, propondo melhorias para a mobilidade de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Conseguimos aprovar como prioridade a implantação de Ciclovias de Lazer na cidade, na intenção de estimular e/ou criar a mudança de hábitos nas pessoas. Algumas já aderiram a nova/velha prática de transporte, mas claro, no começo é dolorido um pouco.


LB – Como nasceu o movimento?
PM – Nasceu na 1ª Bicicletada da Juventude de Guarulhos que consistiu em um passeio ciclístico com a finalidade de promover a discussão e a conscientização sobre uso da bicicleta como meio de transporte saudável, sustentável e alternativo aos veículos movidos por combustível fóssil.
A bicicletada foi realizada no dia 1 de Maio de 2011, com concentração na Av. Papa João XXIII, às 9h, no Portão Principal do Bosque Maia. O percurso foi de 6,4 km de distância, tendo como final a ciclofaixa localizada na Av. Ministro Evandro Lins e Silva, ao lado do Hospital Geral do Cecap. É um projeto de iniciativa do Alvorosso e realizado pela Prefeitura de Guarulhos por meio da Coordenadoria de Juventude, Secretaria de Transporte e Trânsito, Secretaria do Esporte.

Péricles Moreira

LB – Qual foi o principal motivo para a construção dessa ciclovia e quais os resultados que ela proporcionou a priori?
PM – Além das intenções políticas (esse ano é ano de eleição), acompanhamos os trabalhos da STT – Secretaria de Transporte e Trânsito, desde 2010, referente ao “Plano Cicloviário”, que dizem que existe no município e foi até entregue no Ministério das Cidades para possível financiamento. Mas os principais motivos foram o Pacto pela bicicleta e a participação nos Orçamentos Participativos.

Em quase dois meses de vida, o resultado visível é a mudança no hábito dos guarulhenses que cada vez mais vem lotando a ciclovia aos domingos!
A média de público é de aproximadamente 500 ciclistas por domingo entre 7 e 14h. Dado não oficial, isso é um controle que fazemos enquanto monitores na via. A prefeitura ainda não estabeleceu metodologia para isso.

LB – Quem foram as pessoas envolvidas nessa movimentação?
PM – O Movimento é auto-organizado e tem como objetivo fomentar o diálogo entre o cicloativismo e a sociedade, relacionando a bicicleta com as mais variadas demandas sociais: trânsito, acessibilidade, trabalho, educação, saúde, sustentabilidade, qualidade de vida e liberdade. Começamos com três ciclistas Cassio Sanches, Gabriel Nei da Silva (Tartaruga) e eu, e hoje temos 12 pessoas que trabalham a ideia do Movimento.


LB – Que outras ações vocês já articularam?
PM – Além da 1ª Bicicletada da Juventude de Guarulhos, da confecção do Pacto Pela Bicicleta e do Orçamento Participativo, em Setembro de 2011, aconteceu na cidade a 2ª Feira do Estudante + Vestibular em Ação. Um espaço com universidades, cursinhos pré-vestibular, centro de intercâmbio entre outros.

O movimento foi convidado pela organização da feira, que foi da Coordenadoria da Juventude, para a realização da Oficina de Manutenção de Bicicleta de Baixo Custo. Mais de 50 jovens e ciclistas compareceram e proporcionaram um dia memorável. Grandes descobertas e discussões voltadas a mobilidade na cidade, considerando a bicicleta um transporte eficiente, barato e saudável!

E também o Alvorosso que opera e organiza a monitoria na via. Trata-se de uma ação educativa que visa orientar ciclistas, pedestres e motoristas sobre a importância da sinalização do trânsito para a segurança do usuário. Essa é uma grande vitória do movimento, pois a implantação dessa via é fruto da nossa luta por melhor mobilidade na cidade!

E no dia 11 de Janeiro o Movimento Ciclista Alvorosso junto com a EPT - Escola Pública de Trânsito da Prefeitura de Guarulhos, realizou o 1º Encontro de formação com Monitores da CicloVia de Lazer Paulo Faccini. Falamos de educação no trânsito, do ponto de vista dos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, visando melhorar a qualidade da Monitoria realizada na via aos domingos.

Pedalada de Ano Novo em Guarulhos

LB – Depois da construção da ciclovia, que papel vocês assumiram no local?
PM – Por enquanto monitoria, suporte na operacionalização, como por exemplo, distribuição de água para os monitores, revezamento nos horários de “refeição” e socorro mecânico gratuito para os usuários da via, manutenções básicas na bicicleta. A ideia é ampliar os serviços com o tempo e isso esta sendo estudado e discutido com a STT.


Monitoria Natalina do ALVOROSSO na Ciclovia Paulo Faccini

Veja nos links abaixo:
Monitoria Natalina do ALVOROSSO na Ciclovia Paulo Faccini!
Pedalada de Ano Novo em Guarulhos
Fotos: Péricles Moreira