segunda-feira, 28 de março de 2011

Só preciso de um cartão

Chego cedo na universidade, já que era o primeiro dia, olho a aula de quinta e vou para uma fila onde estavam distribuindo cartões provisórios para entrar. Filas divididas por letras, nomes de A à F, G à T, etc, etc... Quando chega minha vez, a atendente diz: "Seu nome não está na lista, vá para o balcão de entrada!". Ok, fui e me disseram para subir e se dirigir à secretaria: "Pergunte porque seu nome não está na lista?". Junto a meu amigo Wagner, subi (já me sentia deslocado naquele espaço e ainda me acontece isto). Lá pego minha ficha e aguardo a vez.
Nisto conhecemos Victor, que é da mesma cidade de Wagner, Jundiaí, e trocamos papos até chegar minha hora.

Ao falar com o moço ele me diz que está tudo certo e estou matriculado, mas o mais importante não me dava, o cartão. Disse para mim: "Vá a sala dos professores para eles conferirem melhor". Fui lá, e moça mesmo a pensar que não tinha nada a ver com a história (o que também acho, sala dos professores?), ela confirmou e me mandou passar na coordenadoria.

Desci para o hall de entrada novamente e a palestra havia começado, então resolvemos ir vê-la, a moça disse: "para entrar, precisas do cartão", contei minha saga e depois de um tempo me deixou entrar, perdemos boa parte da palestra, mas pegamos a apresentação dos coordenadores de cursos e outros "blá blá blás".

Depois fomos a "famosa" coordenadoria que fica do lado de fora do prédio e lá nosso jovem universitário conta tudo o que fez para conseguir "O cartão" e a moça diz: "vá para o hall de entrada", meu Deus! Tudo isto começou lá!

Chego lá, pergunto a moça (claro, depois de contar a saga), ela anota meu número e diz: "resolverei ainda hoje".

Já em Atibaia, no Clube de Fotografia, meu celular toca e uma moça me diz: "o que você quer mesmo?". Como assim o que quero?! Já furioso explico a saga do cartão, diz que vai resolver e pergunto como entro amanhã na "facu": "Entra como visitante", me responde.

No outro dia, vou ao balcão de entrada e a moça faz-me um cartão de visitas e quando passo o cartão na catraca, bloqueado. Volto a falar com a moça, conto a saga e pergunto-lhe: "terei que fazer isto todo dia?". A moça diz: "Péra aí, vou fazer um cartão provisório pra ti".


*Inspirado na obra de Gabriel Garcia Marques, "Só vim telefonar" e na via crucis burocrática do jovem Luiz F. Bueno

domingo, 13 de março de 2011

Pin-hole externo

O pin-hole externo ao mesmo tempo que é mais rápido devido a grande quantidade de luz, esta também muitas vezes acaba atrapalhando por causa de suas variações.
Geralmente um pin-hole externo dura de 10 seg a 3 min de exposição. E se pensa em tempo sempre à mais do que num ambiente interno, se tiver que reduzir, reduza sempre um pouco a mais e vice-versa.
Se a luz mudar durante a exposição, também calcule pensando nesta mudança e tu terá ótimas fotos.

2 min de exposição

1 min de exposição

sábado, 12 de março de 2011

Pin-hole interno

No séc. XV, Leonardo da Vinci deu o primeiro passo à uma das artes visuais mais fantásticas que temos ao nosso alcance de uma forma tão prática que até esquecemos todo o trabalho que se deu para termos o que hoje chamamos de fotografia.
Da Vinci se trancava numa sala escura com um único orifício e do lado de fora os objetos que lá se encontrassem eram projetados para dentro sobre o papel na parede, onde ele conseguia pintar buscando o máximo de realismo possível, o que a humanidade buscava nesta época era a perfeição retratada num suporte e muitos outros como Leonardo da Vinci tentaram de alguma forma esta perfeição, surge então a "câmara obscura".
Na Coleção Da Vinci Codex Atlanticus que está Biblioteca Ambrosiana de Milão, Itália, Da Vinci descreve o processo da "Câmara Obscura":

Quando as imagens dos objectos iluminados penetram num compartimento escuro, através de um pequeno orifício e se recebem sobre um papel branco situado a uma certa distância desse orifício, vêem-se, no papel, os objectos invertidos com as suas formas e cores próprias.”


No Pin-Hole ou Pinhole, a técnica é a mesma, a diferença é que temos um papel fotográfico sensível a luz e que consegue gravar esta imagem em papel.
O pin-hole, "buraco de agulha" é um experimental de fotografia fantástico, que tem o intuito de mostrar a base de como funciona a fotografia.

Montando o brinquedo

Material: Lata metálica com tampa de mesmo material(lata de leite Ninho), pode ser feita com outros suportes também; fita isolante, lacre da parte de dentro da lata, tinta preta e papel fotossensível para revelação em câmara escura.
Mãos à obra: Pinte o interior da lata de preto e parte da tampa voltada para dentro também. Com um martelo e um prego faça um furo central na parte vertical da lata. Pegue o lacre da lata, corte um quadrado e cole fita isolante em seu entorno, fixando no buraco do lado de dentro da lata. Com uma agulha faça um furo neste lacre e cole uma fita isolante sobre, pronto, tu já tens uma câmera fantástica em mãos.

Como "pinholar"

Primeiro lembrando que a fotografia no experimento que estou explicando resultará numa imagem em preto e branco, negativa (inversa), é possível também obter a imagem com uma base positiva (tu precisará de um papel específico).
Em uma câmara escura(somente em uma câmara escura, pois senão teu papel vai queimar todo com a luz), corte o papel fotossensível num tamanho que caiba na lata, tampe bem a mesma e daí tu podes sair e se divertir.
Num primeiro momento tente em um ambiente interno, pois a luz oscila menos que a luz natural e as chances de obter resultados mais rápidos é consequentemente maior.
Escolha o que quer fotografar e posicione a câmera, retire o a fita isolante e aguarde inicialmente 10 min. como teste, acabando este período, vá até a câmara escura e revele sua foto. (explico como funciona a revelação numa próxima postagem)
Ver a imagem brotando no papel é uma coisa maravilhosa e única, um bom pin-hole acontece quando conseguimos obter todas a variações do branco ao preto. Se a foto sair muito branca, aumente o tempo de exposição, se o contrário, diminua. Bom Pin-Hole!

15 min de exposição

25 min de exposição

30 min de exposição

Fontes: http://www.gettyimages.pt/Creative/Frontdoor/DaVinciCodexAtlanticus-RM
www.estt.ipt.pt/.../2620__HF_Leonardo%20Da%20Vinci%20e%20a%20Fotografia.doc