terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pesquisa: Experiências e Vivências

Qual manifestação vou documentar? Em que elementos vou me deter? Devo observá-la em outros anos? Estas são questões primordiais em uma pesquisa e é sobre isto que o Prof. Dr Alberto Ikeda, da UNESP, palestrou no curso de folclore coordenado pela Profª. Neide Rodrigues, que desta vez, ocorreu no meio do Revelando São Paulo, no dia 18 de Setembro.
Numa pesquisa de campo utilizamos uma base empírica, valorizando a experiência daquela vivência e etnográfica, parte da pesquisa que se vai em busca da informação, da observação do fenômeno.
Para se entender realmente uma manifestação há de se fazer um registro denso e profundo, filmar, fotografar, escrever, sentir, aguce seus sentidos para obter plena percepção, tenha sensibilidade.Preste atenção nos elementos da essência daquela prática, não somente o estético (o belo, a arte), dê importância ao significado daquela prática para cada um, o seu saber.
A música é um dos elementos de comunhão e de tradução do popular, ela cria uma ligação do indivíduo de ontem com o de hoje, uma identidade.Aprender sobre cultura popular não se faz só com livros, há de se fazer experiências, os prêmios da Petrobrás e outros prêmios de incentivo à pesquisa podem ser muito úteis.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Brincando de eleitor

Tiririca, Mulher Melão, Netinho, estes não são os convidados do Programa do Gugu do próximo domingo, mas, os candidatos mais burlescos que estarão concorrendo no dia 3 de Outubro nas Eleições 2010 da República Federativa do Brasil.
O rinoceronte Cacareco foi o vereador mais votado nas eleições de São Paulo em 1958 e o macaco Tião para o cargo de Prefeitura do Rio de Janeiro em 1988 foi o terceiro mais votado, estes são exemplos de protesto para com a política vigente na época, mas, a banalização que estamos vivenciando nas últimas eleições não passam de mera brincadeira (segundo pesquisas, Tiririca está com grande vantagem e poderá ser eleito).
A eleição não é o momento em que levantamos a mão e batemos em nossas coxas, gritando "Antônio Nunes!", mas, um período de reflexão no qual você escolhe um representante que melhor se enquadra nos seus ideais e valores, será que vocês se veem nos candidatos citados no início?
Poder de opinião, isto vocês tem, não vejam a eleição como uma obrigação e sim, um direito, algo conquistado por muitos que gritaram e morreram silenciados, a crítica não é somente aos jovens (embora sempre levem a culpa), mas, também àqueles de onde estes frutos caíram, mastigue antes de engolir, critique.

Interessante: Na página do Google, digite "Político Honesto" e clique em estou com sorte, divirta-se.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

7º Fórum das Coisas do Arco da Velha: Oswaldo Guimarães, Neide Rodrigues e Toninho Macedo

O Arco da Velha proporcionou uma visibilidade maior ao folclore, a cultura popular a qual na maioria das vezes não lhe é dada espaço, belíssimo foi o contraste que ocorreu, contadores de histórias, congadas, violeiros e ao mesmo quando saímos do Espaço Café, percebemos que estamos no centro urbano mais caótico do Brasil, São Paulo.
O engenheiro José Oswaldo Guimarães (Presidente da Associação de Criadores de Sacis de Botucatu) falou do saci e de sua importância para o meio ambiente, os criadores de saci ao mesmo tempo que lidam com o lúdico, utilizam-se do mesmo para a preservação da natureza.Uma lenda diz que um garoto foi andando pela floresta e numa clareira encontrou várias crianças brincando de roda, ao voltar para casa contou para sua mãe o quanto se divertiu, sua mãe lhe diz que não existem crianças na floresta, que eram sacis e que não deveria mais ir para longe de casa (note a função social).
O saci faz o caçador se perder na mata e expulsa com barulho, já o curupira atrai para uma armadilha e mata, Oswaldo faz um paralelo "o saci é um ecologista calmo e o curupira é do Greenpeace".O mito depende principalmente da natureza humana, daqueles que sentem medo e apreciam o mistério, o advento da luz elétrica ofuscou estes importantes "ingredientes", o desmatamento e o crescimento urbano expulsaram os animais e com eles o barulho, os mitos precisam do ambiente e das sombras.
A professora Neide contou várias lendas pouco conhecidas como a do Passarinho-sem-fim e do Caboclo D'Água.A lenda do Passarinho-sem-fim é uma das muitas lendas das margens do Tietê, o anu preto (pássaro) é fácil de se localizar já o branco é dificílimo, a lenda diz que é um príncipe que foi transformado por uma bruxa, ela queria se casar com ele, mas, ele não quis, o dia em que uma mulher virgem encontrar este anu se casará com ele, quebrando o feitiço (função social, preservação da virgindade até o casamento).O caboclo d'água aparece na época da piracema (período em que os peixes sobem o rio para desovar), homem com cabeça de leão que vem para assustar os pescadores e preservar a reprodução dos peixes (mais um mito com função social).Toninho Macedo (Presidente da Comissão Paulista de Folclore) falou do Revelando São Paulo, evento do patrimônio material e imaterial da cultura paulista que reúne mais de 450 Folias de Reis, quase 100 Moçambiques, mais uma infinidade de grupos folclóricos, artesanatos e comidas típicas do estado de São Paulo."O homem não vive sem o lúdico, vamos atrás dos nossos sonhos, alimentando a alma, o nosso coração."

sábado, 4 de setembro de 2010

7º Fórum das Coisas do Arco da Velha: Do Baú da Rosário

O Arco da Velha como já disse, reuniu grandes folcloristas e pesquisadores, embasado pela palestra de Maria do Rosário Tavares de Lima, a qual já palestrou no Curso de Folclore, mas surpreendeu, pois, embora tenha falado sobre o mesmo tema, veio agregar informações as quais ainda não havia citado, falarei novamente sobre répteis e anfíbios.

Répteis
O Brasil é um país cuja incidência de cobras é imensa e os mitos ligados a ela tendem a ter a mesma proporção, dizem que o guizo da jararaca indica a sua idade, o que é falso, porém é utilizado como amuleto contra "mau-olhado" e os violeiros as colocam dentro de suas violas com o intuito de tornar seu som mais macio e harmonioso.
As jararacas envolvem suas vítimas e as matam por esmagamento, se alimentam de animais pequenos e começam a comer pela cabeça, em contra partida existe a superstição de que se alimentam de animais grandes e os chifres ficam para fora de sua boca, esperam os chifres caírem e terminam de engolir o resto do corpo.Com sua língua bipartida, a cobra sente o calor corporal dos animais a sua volta, peculiaridade que a ajuda na hora de capturar suas presas, as peçonhentas possuem duas fossas entre os olhos, o que torna fácil identificá-las, embora haja uma excessão, a coral não possui fossas e é venenosa.As cobras carregam consigo a simbologia da eternidade, pois, trocam de pele, aparecem também na mediunidade, representada por um arco-íris, simbolizando a ligação entre céu e terra, mais um paralelo ao orixá Exu.

Anfíbios
O sapo exerce um domínio místico sobre a humanidade e entre os diversos feitiços o qual é utilizado existe um bem conhecido, onde se escreve o nome da pessoa a lápis e o malefício (pois, a lápis desaparece) num pedaço de papel, após o sapo secar, morto de fome, o que foi escrito acontecerá.
Na África existe uma história que é assim, uma rã pede uma cauda à uma entidade superiora, afim de não ser mais caçoada pelos outros animais, a entidade lhe dá a cauda com a condição de zelar pelo único poço que havia na região. A rã ficou cuidando deste poço, muito exibida com a sua cauda, maltratava os animais que ali vinham se refrescar, os animais revoltados a "deduram" para a entidade, a qual disfarçada de animal vai averiguar a situação e é tratada do mesmo jeito, como castigo tirá-lhe a cauda, esta história tem a função de explicar o desenvolvimento dos girinos, os quais para se tornarem sapos, perdem a cauda.Encerrando, o estudo dos animais e a simbologia que eles representam para a humanidade lidam com o lúdico e criam um paralelo com seus valores, numa busca na natureza por respostas para seus problemas internos e explicações para aquilo que desconhece.