sábado, 26 de junho de 2010

Sociedades Discretas - Maçonaria

A história da humanidade é formada por diversas alianças, é nato do ser humano se comunicar e se unir aqueles com ideias semelhantes ou iguais, estas uniões movem guerras e podem fazer para-las, e é sobre isto que Sérgio Pereira Couto falou em sua palestra no Centro de Convenções em Atibaia no dia 18 de Junho, Sexta-feira, a história das guerras e a relação destas com as sociedades secretas.
Sérgio é jornalista, escritor e atualmente editor da revista Leituras da História, suas linhas de pesquisa vão desde história do rock a sociedades secretas.
Segundo Sérgio, as sociedades secretas podem ser políticas, de comportamento ou ambos os dois tipos e suas pesquisas já encontrou as sociedades mais bizarras possíveis, desde uma sociedade secreta de vampiros que bebem sangue de verdade a outros com comportamentos menos exóticos como as sociedades ligadas ao rock.
Na verdade as sociedades secretas hoje em dia não são tão secretas já que são conhecidas em todo o mundo, mas, podemos dizer que elas são discretas, já que são grupos bem fechados e nem aparecem na mídia.
Sérgio falou sobre as sociedades mais "pops" e é sobre elas que falarei agora, que são: Maçonaria, Illuminati e Cavaleiros Templários. Nesta postagem falarei somente sobre maçonaria e em postagens posteriores sobre as outras.

Maçonaria
A maçonaria são grupos voltados para a caridade, praticam o bem e buscam sabedoria, o nome está ligado a construção e aos pedreiros, o que pode ser observado em grande parte de sua simbologia.
Existem três tipos de maçonaria: a tradicional, cuja participação é negada as mulheres; a mista, os quais homens e mulheres frequentam a mesma loja (nome dado aos locais maçônicos), porém em espaços separados e a feminina, que as vezes são construídas em prédios e não em templos como manda a tradição.
Algumas lojas da maçonaria mista fazem até recrutamento pela internet e não da forma tradicional em que alguém de dentro te convida a participar, os três tipos de maçonaria não se reconhecem, cada tipo diz ser o verdadeiro e não se veem como iguais.
Para se tornar um maçom, primeiramente você passa por um ritual onde você é levado a uma Câmara de Reflexão, que é de cor marrom forte ou preta e cercada de símbolos como ampulheta, foice tradicional europeia, esqueletos e caveiras, lá irá refletir sobre sua mortalidade, a única certeza.
E aí você vira aprendiz, logo após, apontam-se espadas para você que está deitado no chão, eles acreditam na transferência de energia através do metal, embora este seja o modo tradicional ocorreram algumas mudanças.
Os graus podem ser aprendiz, companheiro e mestre, mas, é algo que muda de acordo com a loja, por exemplo, no Rito Escocês Antigo e Aceito - REAA há 33 graus, o 33º é portador de conhecimentos elevados e você é convidado a ser.
Quando você entra para a maçonaria você é uma pedra bruta, que vai sendo moldado, vai evoluindo, vai se tornando parte de uma obra muito maior, para se transformar numa pessoa melhor, uma pedra polida.
"Na maçonaria, o Esquadro simboliza a retidão, ou a integridade de carácter, limitada por duas linhas: na horizontal e na vertical.
Na horizontal, representa a trajetória a percorrer na Terra, ou seja, na vida terrena, no campo físico.
Na vertical, representa o caminho sem fim, que conduz até ao Cosmos, ao Infinito e a Deus.
O Compasso, por sua vez, simboliza o equilíbrio, a justiça, a vida correta.
Como instrumentos de medição, as ferramentas representam o julgamento e o discernimento." WikipédiaA letra G no centro do compasso e do esquadro seria Deus, pois, a tradução para Deus na maioria das línguas começa com G, a posição do compasso com o esquadro se juntar-mos os pontos é comparado a estrela de Davi, porém, há controvérsias e neste símbolo principal também pode haver o famoso olho que tudo vê.Outros símbolos:
Xadrez - equilíbrio entre bem e mal.
Insígnias, aventais diferentes e jóias diferentes - referentes ao grau que você ocupa.
Loja - edifício onde no centro está o templo.
Templo - referência ao Templo de Salomão, descrito no primeiro livro de Reis, na Bíblia.
Candelabro de 3 braços - Santíssima Trindade.
Caixão e Crânio com ossos cruzados - mortalidade, homenagem ao mito de Hiram Abiff, morto por 3 colegas por não revelar o que fazer para subir de grau.
Livro da lei - "Sua presença simboliza o Grande Arquiteto do Universo, isto é, a presença de Deus na loja maçônica, e nenhuma reunião pode ser iniciada sem antes acontecer a abertura ritualística do Livro da Lei." WikipédiaHá um lado exotérico, mas, não um espiritismo em geral, para maçonaria não existe uma religião certa, basta acreditar em algum Deus e não há restrições a homossexualidade.
Você pode sair se quiser, muitos saem e guardam voto de silêncio ou você tem a opção de estar num estado adormecido, onde sai e depois retorna as atividades com o grupo.
Maçons, Rosacruzes, Illuminatis, Templários, todos dizem ter uma parcela de participação em alguma guerra ou revolução, principalmente a Revolução Francesa, nada comprovado, porém, os maçons tiveram grande importância nas independências de EUA e Brasil.
Esta é uma pequena parte da maçonaria, recomendo uma pesquisa mais aprofundada para entender melhor, por ser um assunto de tema bem amplo e que há muito faz parte da história, até mais.
Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria
Revista Leituras da História http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/
Blog do Sérgio http://cantodooraculo.wordpress.com/
Sérgio entrevistado no Programa do Jô - 1º parte http://www.youtube.com/watch?v=49Q0-UFzZPA



terça-feira, 22 de junho de 2010

Carro de Boi, Canção Nova e muito mais!

Começou a Festa do Divino, no dia 13 de Junho, Domingo, a chegada do "Carro de Boi", deu abertura a esta festa tão maravilhosa que ocorre aqui em Nazaré Paulista.
A concentração inicial foi no bairro do Tanque Preto de onde partiram passando pelo bairro Vicente Nunes e enfim chegando ao centro da cidade.A frente da caminhada estava o carro de som seguida por policiais trazendo as bandeiras do Estado de São Paulo, do Brasil, do Vaticano e Bandeiras do Divino.
Logo atrás vinham os carros de boi, trazendo os andores do Divino, a Paçoca, crianças e adultos (até Janete Pietá, deputada federal, participou da festa) e mais atrás vinham os cavaleiros e as charretes.
A caminhada terminou na Praça da Igreja, onde o Padre Fábio deu a Bênção aos participantes e a população e convidou a todos para a concentração que ocorrerá na Praça Álvaro Guião para o Traslado do Cetro e da Coroa pela Corte Imperial, Comissão de Festeiros e todo o povo até a Igreja Matriz, na praça teremos a presença da emissora Canção Nova e do Cantor Dunga.
O padre frisou que este ano a comissão organizadora da festa é formada praticamente por jovens e que ano que vem quer algo diferente, quer o pessoal de mais idade trazendo toda sua tradicionalidade.
Na caminhada havia mais de 30 carros de boi, além de charretes e cavaleiros, contamos com a participação de pessoas de Piracaia, Santa Isabel, Guarulhos, Atibaia e de outras cidades.
Durante os dias 14,15 e 16 foram as chegadas do "Carro de Boi" nos bairros Divininho, Mascate Grande e Mascatinho, respectivamente.
No dia 17 de Junho, como já disse, ocorreu a concentração na Praça Álvaro Guião, onde foi celebrado a missa pelo Padre Fábio e Padre Tarcísio, Dunga cantou durante a missa e depois fez um show a parte (voz maravilhosa por sinal).Também estavam presentes Gabriel Chalita, Paulo Alexandre Barbosa (deputado estadual) e pessoas de Cachoeira Paulista, Pinhauzinho, Bom Jesus dos Perdões, Atibaia e a emissora Canção Nova registrando tudo, foi uma noite fantástica.
No dia 18/06, Sexta, ocorreu a Benção das Bandeiras e o Levantamento do Mastro do Divino Espírito Santo, que eu perdi, mas, meu irmão disse que foi lindo, com queima de fogos e tudo.
E no Sábado dia 19/06, a procissão seguiu até a Prefeitura, levando o Cetro e a Coroa do Divino para o Hasteamento da Bandeira do Divino, no mesmo dia fomos a Sala de Exposição e claro, comer paçoca.
Finalizando, a festa teve um lindo começo e para quem perdeu até o dia 29 de Junho, todo dia tem algo acontecendo na cidade.Mais informações http://www.paroquiadenazare.com.br/

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Start! O futuro começa agora!

Chegou ao fim os anos 00, uma década de revoluções e mudanças jamais vistas em outras décadas.
Se você viveu na década passada saiba que presenciou uma revolução tecnológica, comportamental, de quebra de barreiras, sinta-se afortunado, pois, tu viveste os anos que os nossos antepassados gostariam de viver.
No passado acreditavam que no ano 2000 os carros voariam, teríamos robôs (isto até temos) e todos esses sonhos de ficção científica no maior estilo de "Os Jetsons", mas, não significa que não avançamos no tempo, aliás nunca avançamos tanto, com base na matéria de capa da Super Interessante de 01/10, falarei um pouco sobre essas mudanças.
Comparado aos anos 90, o mundo se transformou muito, agora temos a Internet 2.0 e com uma velocidade tremenda, nos comunicamos com qualquer pessoa no mundo em tempo real, debatemos assuntos, divulgamos nossas ideias, sabemos da notícia antes mesmo de a TV divulgar (veja o caso da morte de Michael Jackson, por exemplo), postamos fotos e vídeos para o mundo ver, nesta década todos fomos artistas (quem não conhece a mulher do sanduíche íche ou a Stefhany Cross Fox).Segundo a Teoria da Cauda Longa, antigamente tínhamos um cenário pequeno e a mídia controlava bem mais, mas, hoje temos a "cauda longa", a internet descentralizou tudo, agora por exemplo uma banda ou filme pode ter uma pequena quantidade de fãs e ainda assim conseguir se manter, você tem o poder de ouvir, ver e viver o que quiser, com isso o cenário independente cresceu muito.
Obras de coletivo se espalham por todo o mundo, a economia de muitos países emergentes aumentaram significantemente e consequentemente a global, as palavras mais faladas na década foram: Obama, Refugiados (referência às vítimas do Katrina), Aquecimento Global, 11 de Setembro e Auxílio Financeiro.
O número de mulheres eleitas democraticamente para chefias de estado aumentou de uma forma exorbital, o Brasil está cada vez mais ganhando espaço no mundo com 207 embaixadas no exterior, 13 dos 793 bilionários que existem no mundo se concentram aqui (dentre os países com mais bilionários o Brasil ocupa a 12º vaga), sediaremos a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e Obama disse que o nosso presidente "é o cara".Antes não temíamos o aquecimento global, os golpes de internet, o terrorismo e os sequestros relâmpagos; recordes mundiais despencaram; o modelo de família "Papai, mamãe, filhinhos" já não é algo a ser seguido; Photoshop e plásticas bombaram nas revistas e na sua vida também, reality shows (você é o astro); ser nerd agora é moda, séries de TV como Lost (2004-2010) e Os Sopranos (1999-2007) aumentam o QI.Células-tronco criaram bexigas, neurônios e traqueias; o inglês se tornou a segunda língua mais falada no mundo; turistas visitaram o espaço em 2004; Transtorno Bipolar, DDA, TOC, Síndrome do Pânico e Dislexia, doenças que caíram na boca do povo; teletransporte, invisibilidade, mão biônica, conheça seu genoma, avanços da genética, tudo isso é possível; em alguns países andar sozinho no carro, água engarrafada, sacolas plásticas não biodegradáveis e fumar viraram crime; o boom das redes sociais, nunca falamos tanto e telefone virou coisa de velho, segundo pesquisa quanto mais jovem a tendência é ter um celular.As 10 coisas que ficaram para trás foram: fax, videocassete, fita cassete, zipdrive, monitor de tubo, modem, cd-rom, cartucho de vídeo-game, wap e palmtop; já as inovações foram: banda larga, mp3, P2P, Google, câmera digital, internet sem fio, blogs, cloud computing e GPS; e as que esperamos nesta década: pílulas da inteligência; busca visual (aponte seu celular para algum objeto e encontre informações sobre ele), energia no ar (tecnologia sem fio), vida artificial, iPad (será o fim dos livros em papel?), 3D em sua casa, Brasil se tornará ponto certo para imigrantes, 3 ou mais gerações de família vivendo na mesma casa e com o aumento do tempo da vida humana viver com os pais até os 30 será normal, robôs assassinos e medicina racial.
O mundo mudou e sem dúvida nenhuma, nós, jovens da década de 00 fizemos parte nessa mudança e do futuro só podemos esperar momentos gloriosos, é preciso acreditar que algum dia chegaremos a algo quase perfeito, sem injustiças e medo, não sei se é possível, mas, pense em tudo o que já conseguimos em apenas uma década, daqui para a frente a tendência é só melhorar. Start! O futuro começa agora!

sábado, 5 de junho de 2010

Africanidade

O povo brasileiro foi formado pela influência europeia (grande parte pela lusitana), indígena e pela africana, e é sobre ela que vou falar hoje, seus costumes, crenças, línguas e traços culturais que estão entrelaçados em nós e que muitas vezes nem percebemos.
Mais uma vez vou usar como base uma áula do meu Curso de Folclore do Ponto de Cultura de Joanópolis com o projeto "Ora Viva São Gonçalo" que por sinal é excelente, cuja a palestrante do dia era Dilma de Melo Silva, professora da USP, grande pesquisadora da cultura brasileira.
Muitos caracterizam o continente africano como sendo um único país, mal sabem a variedade de povos que o continente abriga, são 54 países, cada um com uma identidade própria.
A escravidão no Brasil é dividida em 3 ciclos, cujo os quais marcam as chegadas de navios trazendo escravos para o nosso país:
1º Ciclo - Séc. XVI - 6 a 8 milhões de escravos vindos do Golfo da Guiné (região conhecida como Costa das Minas ou Costa do Ouro) por volta de 1530, trazidos pelos primeiros governadores gerais.2º Ciclo - Séc. XVII e XVIII - Povos de língua Bantu (cultuavam os ancestrais, a história da família), se concentraram principalmente em Minas Gerais, São Paulo e sul do país.
3º Ciclo - Séc. XIX - Povos de língua Iorubá (praticavam o culto aos Orixás) se concentraram na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, outros povos que também vieram na época foram os Haussás (aqui chamados Malês) e os povos de língua Fon que se encaminharam para o Maranhão.
Bantu significa "os homens", os povos Bantus praticavam a agricultura, a cerâmica e a agropecuária.
Os Bantus sentiam um valor sagrado no ferro, sendo eles excelentes metalúrgicos.
Para eles existiam um mundo visível e um invisível e acreditavam em um Deus criador de tudo o qual não pertencia a nenhum desses mundos.
No Congo existiam 3 ordens: a aristocracia, homens livres e escravos, vejam que mesmo em seus país já existia a escravidão.
Ntu (pronuncia-se untu) na língua Bantu significa "o homem", o sílaba ba representa o plural, assim Bantu fica "os homens" ou "os seres humanos".
A filosofia Bantu é dividida em 4 partes:
1º Muntu - o ser humano, o mundo é formado por força vital e energia, as árvores, a água, nós, tudo energia em movimento.
2º Kintu - coisas inanimadas, energia coagulada, uma pedra, um tronco, objetos, nós movimentamos a energia contida nesses objetos, temos esse poder.
3º Huntu - tempo/espaço, energia ocupa espaço e se desgasta com o tempo, pura física.
4º Kuntu - beleza feiura, bom, verdadeiro, justo, nossos valores.
Os povos Bantus cultuavam os ancestrais, os egun (mortos) não vivem, mas existe a sua força vital a qual não desaparece, podemos fazer a comunicação entre o mundo não-visível (orun, língua Iorubá) e o mundo visível (aiyé, língua Iorubá).
A representação da vida da pessoa é circular, uma espiral, com etapas de ritos de passagens os quais são:
- Ritos iniciáticos do nascimento.
- Ritos iniciáticos de quando a criança completa 7 anos e recebe um nome.
- Ritos iniciáticos da puberdade, aos 14 anos.
- Ritos iniciáticos do casamento.
- Ritos iniciáticos de permanência no grupo.
- Ritos iniciáticos funerários.Os povos de língua Iorubá cultuavam os Orixás que são forças da natureza (trovão, maternidade, água, entre outros). No Brasil são 16 os Orixás cultuados, entre eles, Oxun, Yemanja e Olo Kun.
Ogun é o Orixá do ferro, da tecnologia, high tech, a comida oferecida a ele é a feijoada, prato que surgiu das sobras da carnes das casas grandes e que é hoje uma iguaria.
Exu é quem faz a comunicação entre os dois mundos, sua comida é a farofa, ele nos ensina a enxergar de várias maneiras, a verdade é relativa depende do ângulo que é vista.
O pesquisador francês Roger Bastide diz que para se entender o culto aos Orixás é preciso fazer a iniciação e se aprofundar no assunto, ele virou filho de Xangô.
Para os Iorubás Axé significa "energia, força vital" e a palavra Iorubá para "sol" é Tango que significa "tempo presente, horas", então quando querem saber que horas são, perguntam que sol é?
Assim como os Bantus, os Iorubás já haviam desenvolvido antes da chegada dos europeus a metalurgia, a escrita e moeda própria.Nas casas grandes os escravos eram mais cultos que seus senhores, já que liam e falavam árabe, estes eram os Haussás, Mouros (norte da África), designação para quem tem fé islâmica.
Muitos africanos escravizados que retornaram a sua terra, foram morar em Benin(Brasil) cuja capital do país é Porto Novo e a Libéria (liberdade) é formada por ex-escravos norte-americanos.
A Umbanda apareceu por volta das primeiras décadas do séc. XX em terreiros do Rio de Janeiro, sendo que no séc. XIX, pós 1888, já se faziam cultos, mas, não eram permitidos pela lei, a autorização só veio a ocorrer em 1889, pós Lei Áurea.
Na Umbanda há um sincretismo muito grande, onde vemos o cultos aos ancestrais como o Preto Velho e a Preta Velha, temos também o lado cristão ou católico com possibilidades de se usar santos e crenças da igreja e ainda pode haver um lado exotérico.
A Umbanda se assemelha a antropologia, no sentido da origem e evolução do homem, assim como grandes cientistas e pensadores das ciências sociais, por exemplo Spencer, Darwin, Comte, Durkheim, a Umbanda acredita no evolucionismo, do umbral (escuridão, trevas) encaminhado a luz.
Anima (alma), existem cursos para controlar a mediunidade, os missionários achavam que para os índios e os negros tudo se baseava na alma, interpretação errada, tudo é energia.
Fiscalizada por uma federação, a Umbanda é um culto hierárquico com controle e regras, o som deve ser baixo, a língua deve ser o português a mediunidade deve ser somente o Kardecismo de Alan Kardec agindo como elemento estruturante.O Candomblé é quase o oposto da Umbanda, não há influência cristã ou de alguma outra religião, não é hierarquia, o calendário de rituais iniciáticos e datas importantes são estipulados por eles mesmos havendo uma maior autonomia, não é aberto ao público só se você participar de uma iniciação para estar realmente "entrando de cabeça" no culto.
O Baba (pai) e a Iya (mãe) cuidam dos Orixás e Egun (mortos), sem incorporação e as línguas utilizadas são as Iorubá e Fun, culto que conserva mais a essência africana.O Umbandomblé é junção da Umbanda com o Candomblé.
Portanto, vemos aqui o quanto são numerosos e interessantes os dados sobre nossa africanidade, claro que as informações aqui apresentadas são muito básicas e para se aprofundar mais recomendo uma visita ao Museu da Língua Portuguesa onde vi algo sobre a língua desses povos e abaixo indicarei alguns livros e filmes, até mais.

Coleção percepções da diferença / Vários autores (Livros)
O povo brasileiro / Darcy Ribeiro (Livro)
O povo brasileiro / Baseado no livro de Darcy Ribeiro e Co-produzida pela TV Cultura, a GNT e a Fundar (Filme) http://www.youtube.com/watch?v=5Xz9pfxErQE
Atlântico negro - a rota dos Orixás / Renato Barbieri (Filme) http://www.youtube.com/watch?v=bQ_oTlAe0FI
Umbanda e Candomblé / Vagner Gonçalves (Livro)
O Ponto de Mutação / Fritjof Capra (Livro)
O Ponto de Mutação / Baseado no livro de Fritjof Capra e dirigido por Bernt Capra http://www.youtube.com/watch?v=oRmTFng6DCU (Filme)
O tao da física / Fritjof Capra (Livro)
La Philosophie Bantoue / Placide Tempels (Livro sem publicação em Português)
Bibliografia Afro http://www.religiosidadepopular.uaivip.com.br/bibliografiaafro.htm