domingo, 30 de maio de 2010

Festa do Divino Espírito Santo

Caros amigos, a Festa do Divino em minha cidade está chegando e aproveitando uma palestra que tive no meu Curso de Folclore do Ponto de Cultura de Joanópolis com o projeto "Ora Viva São Gonçalo" com Américo Pellegrini Filho (professor da USP) e conhecimentos que tenho sobre a festa já que moro aqui, vou contar-lhes um pouco sobre esse megaevento.
A festa que acontece em Nazaré Paulista - SP, ocorrerá este ano do dia 13 a 29 de Junho (neste ano voltou a tradição o encerramento no dia 29, se encerrava nesse dia por ser dia de São Pedro), sendo que no último final de semana são os melhores dias para se vir, já que tem shows, grupos folclóricos e é servido o famoso "afogadão". (no mesmo período praticamente ocorre também a festa junina de Joanópolis)O Folclore tem festas móveis que mudam de acordo com a Páscoa, que também é móvel, isto em qualquer lugar do mundo. A festa ocorre durante a Pentecostes (50 dias depois da Páscoa) ou depois de Pentecostes, não há um rigor quanto a data da festa, mas, a data oficial é o Pentecostes, onde segundo a Bíblia, Maria, Jesus e seus apóstolos foram ungidos pelo fogo do Espírito Santo, os profetas falaram em línguas e reviveram o passado; em Nazaré a festa ocorre fora de Pentecostes.O Divino é sem dúvida uma das maiores festas da igreja católica, originária de Portugal, na cidade de Alenquer, onde a Rainha Isabel a criou em 1295, festa que ainda existe em Penedo - Portugal.
As tradições vieram de Portugal e se adaptaram aos costumes brasileiros, traços os quais podem ser observados na grande maioria das festas religiosas do Brasil.
O pombo branco ou prateado virou símbolo do Divino por causa de uma passagem bíblica, a Festa do Divino é um exemplo de junção do popular com o religioso.
Normalmente são dois festeiros que são responsáveis pela organização da festa ou se realiza uma comissão (como no caso de Nazaré, onde cada dia da festa é da responsabilidade de um determinado grupo), onde se arrecada prendas durante o ano todo para a realização da festa.
Império é uma sala geralmente cedida por uma família da cidade (em Nazaré ela fica em baixo do Salão Paroquial), onde fica uma coroa e uma fita, cuja tradição manda beijá-la.Costuma-se levar a Bandeira do Divino de casa em casa, afim de divulgar a festa e arrecadar mais prendas que podem ser dadas na hora ou anotadas e entregues depois, prendas as quais são leiloadas no fim da festa para a organização da próxima festa, em casa a Bandeira do Divino é passada por todos os cômodos e os moradores o beijam para se benzerem, a Bandeira do Divino é o próprio Espírito Santo.
Existem festas em Sergipe e em todo o Brasil e é tradição em todo lugar se encerrar a festa com fogos de artifício.
As congadas, caiapós e moçambiques não dançam para o turista, mas, sim em louvor a um santo ou ao Divino.Paçoca de Carne e de Amendoim são pratos da culinária paulista e são servidos em Nazaré durante todos os dias da Novena, a chegada da paçoca em um "Carro de Boi" e charretes acontece no Domingo de abertura da festa.O afogado é o prato típico da festa, se chama afogado por ser uma ruptura da palavra refogado, que seria um cozido de carnes e legumes. Antigamente o afogado era servido a semana inteira (em Nazaré sempre foi somente um dia e mesmo assim o afogado foi tirado de nossa tradição por questões de higiene, retornando somente no ano passado e mesmo assim há dúvidas se no ano que vem se manterá, visto que ano que vem o bispo de nossa região será trocado), na cidade de Parati a comida é mais sofisticada podendo haver alguma bebida como acompanhamento, em Portugal o afogado se chama bodo.Bom, espero que muitos turistas compareçam a nossa festa que com certeza é uma das melhores do nosso país.

Durante a Festa
-Comidas típicas;
-Shows;
-Congadas;
-Bandas musicais;
-Fanfarras;
-Apresentações culturais;
-Sala de exposição;
-Café com paçoca;
-Afogadão;
-Leilão de gados.

Informações (11) 4597-3150 ou perguntem a mim mesmo, prometo ajudar no que eu puder.

domingo, 23 de maio de 2010

Virada Cultural 2010

Cultura, alegria e boemia, 24H sem parar, regada a Whisky, bons amigos e atrações incríveis, uma noite delirante onde os trens não cessam sua marcha, uma festa utópica invejada por muitos deuses, conto-lhes agora a minha Virada Cultural.
Neste ano a Virada ocorreu nos dias 15 e 16 de Maio, último final de semana, evento o qual aguardo todos os anos ansiosamente.
Para começar este ano chegamos de carro ao lado da Estação da Luz vindos de Joanópolis (que glamour não?!, já o que estávamos fazendo em Joanópolis fica para uma próxima postagem), minha amiga e eu atravessamos a estação e fomos a Praça da Luz onde estava ocorrendo a apresentação de um grupo de teatro de rua, que estava homenageando Adoniram Barbosa.
Ao lado da Praça fomos a Pinacoteca do Estado de São Paulo onde vimos exposições e um show instrumental com violões.
Logo, fomos ao palco do lado da Estação da Luz onde tocava uma banda instrumental e de lá já fomos ao Museu da Língua Portuguesa, um lugar fantástico onde passado e modernidade se encontram, e lá ocorreu uma intervenção cultural de um grupo que cantava e atuava.
Na frente da Pinacoteca nos encontramos com o namorado da minha amiga e entramos novamente na Pinacoteca onde agora havia outro grupo se apresentando.
Despedi-me da minha amiga e saí encontrar meus amigos que já haviam chego, onde primeiramente fomos comer alguns salgados em um bar, ao lado estava um dos palcos independentes que se alternavam entre suas apresentações, estava tocando a banda Detetives, muito "fodah".De lá fomos a outro palco independente, ainda na Cásper Líbero, mas, do lado Mauá, onde esperávamos pelo show do Black Drawing Chalks (GO), show que achei o mais eletrizante da Virada, letras em inglês, muito estilo e som bem rock.Com um pouco de Whisky na cabeça, botamos nossas pernas para funcionar e chegamos na Bulevar São João, palco que iríamos assistir dois shows seguidos, Booker T. (EUA) e The Temptations feat. Gleann Leonard (EUA).
Booker T. toca piano e arrebentou no Blues, o show era instrumental e um pouco cansativo, já The Temptations lembrou-me muito os Back'n Vocals da Amy Winehouse, vozes maravilhosas e muito coreografia.Depois fomos a Praça Júlio Prestes ver Living Colour (EUA), uma banda de Hard Rock muito "fodah", pena que estava com muito sono e fomos todos tirar um cochilo e comer algo.
Chegamos na Viera de Carvalho no meio do show do Double You, onde estava parecendo a Parada Gay, o vocal era bem animado e até falava um pouco português.
Logo após, vimos Brothers of Brazil, a banda de Supla e seu irmão, com canções em inglês, mas, mesmo assim com um som bem "brasuka".O show da Pitty foi um dos mais lotados, a cantora cantou músicas de seu álbum novo e também outras antigas, ao final do show encontramos com umas amigas de Guarulhos e ficamos para ver o CPM 22 cantando só músicas dos Ramones, foram 16 músicas e depois cantaram algumas de sua própria autoria.Nos despedimos de nossas amigas e fomos ver uma suspensão corporal e no meio do caminho, no Vale do Anhangabaú, onde pessoas faziam acrobacias em forma geométricas suspensas no ar e nos surpreendemos ao ver Sarruga (Espanha) e seus insetos gigantes que tanto queríamos ver.Chegando no Viaduto do Chá assistimos a suspensão corporal que para nossa surpresa Mister Lúdico estava tocando lá, uma mistura psicodélica.De lá andamos até a Sé, passando por ruas maravilhosas e assim terminou nossa Virada, além das atrações descritas acima vimos muito outros artistas de rua, obras de arte e coletivos, São Paulo já em si uma cidade magnífica e Virada só vem abrilhantar ainda mais, mas, precisa melhorar no quesito segurança e lixo, já que meu irmão e um amigo foram assaltados e não só eles como muitas pessoas, até um garoto foi morto, a cidade ficou cheia de lixo já que não haviam lixeiras, enfim, se melhorarem nestes pontos acima a Virada Cultural será ainda melhor.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Band of Brothers

Estreou na semana passada, dia 3 de Maio de 2010, na emissora Band, uma minissérie maravilhosa com 10 capítulos, "Irmãos de Guerra - Band of Brothers".
Band of Brothers, que tem por trás HBO, Playtone, Dream Works, Steven Spielberg e Tom Hanks e é a segunda série mais cara da história, ganhadora de um Globo de Ouro e seis EMIs.
A série é baseada em fatos reais, em depoimentos de soldados da Segunda Guerra Mundial, onde no começo de cada capítulo eles falam um pouco e também é baseada no livro de Stephen E. Ambrose.
A história gira em torno da Companhia Easy, grupo da Airbourne 101 (soldados pára-quedistas) do Exército Americano que se destacaram pelo companheirismo e suas vitórias mesmo em situações desfavoráveis.
"A minissérie destaca-se, dentre vários motivos, pelos esforços em sua ambientação e veracidade. Um exemplo: para reproduzir com maior fidelidade os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial, foram necessários mais de 10 mil atores extras, cerca de 700 armas autênticas, 400 armas de borracha e cerca de 14 mil caixas de munição em cada dia de filmagem. Além disso, tanques da Segunda Guerra foram restaurados, um avião C-47 autêntico foi usado e a vila que serviu como cenário para 11 cidades europeias tinha o tamanho de nove campos de futebol americano. A série teve custos de produção e cenários mais caros que os do filme O Resgate do Soldado Ryan; a produção custou cerca de US$ 125 milhões e demorou 9 meses para ser finalizada, o que rendia à série o título de maior e mais cara já feita para a televisão, sendo batida em 2010 pela nova produção, sobre o mesmo assunto, de Tom Hanks e Steven Spielberg denominada The Pacific." Wikipédia
A abertura da série lembra a abertura de Tekan (outra série do Steven Spielberg) e a série tem cenas fortíssimas, onde o trauma de guerra é visível.
Com certeza a Segunda Guerra Mundial é um assunto que chama a atenção de todos e Band of Brothers, com cenários fantásticos, figurinos idênticos aos da época e efeitos de "tirar o fôlego" é uma ótima pedida.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Band_of_Brothers nesta página maiores informações

sábado, 8 de maio de 2010

Fahrenheit - 11 de Setembro

O Fahrenheit é mais um filme chocante que fala sobre George W. Bush, o 11 de Setembro, Afeganistão, Iraque e este patriotismo que só gera matança.
O filme já começa com um uma cena de ficar de "boca aberta", Al Gore comemora sua vitória a presidência contra Bush, minutos depois um jornal da emissora Fox diz que houve um erro e que na verdade Bush ganhou, coincidências a parte, justamente quem mandou mudar a notícia tinha parentesco com Bush.
Muitos tentam recorrer a justiça, mas, não conseguem nada, é como se sua palavra não tivesse nenhum valor e que estamos a mercê de tiranos como Bush.
Para se ter uma ideia, Bush teve que cancelar sua volta no carro presidencial e ainda tirar umas férias, de onde voltou para realmente assumir o poder só depois de alguns meses, onde passou jogando golfe, caçando e aproveitando o dinheiro do povo.Agora falemos sobre o atentado ao World Trade Center, Bush estava em uma escola fazendo uma visita quando começaram os ataques, de repente um de seus assessores vem e diz que um avião se chocou contra um prédio das Torres Gêmeas, Bush finge que não foi nada e continua a ouvir a história que um garotinho está lendo, minutos depois quando o segundo avião se choca lá vem o assessor e diz "Senhor Presidente, estamos sendo atacados" e Bush mais uma vez continua em inércia.
Nas guerras do Iraque e Afeganistão, os soldados saiam matando todo mundo, mesmo famílias que estavam em casa.Noutra cena vemos oficiais nos Estados Unidos perto a um shopping abordando jovens para servir no exército, jovens aos quais na guerra dizem que matam ao som de sua música preferida.Ao ver o filme talvez você pense, até onde a humanidade quer chegar? Que justiça é esta que só trabalha para os poderosos? Dá até uma raiva interior e uma sensação de indignação, de ver e não poder reagir. O que podemos fazer é divulgar o quanto mais filmes como este assim pelo menos tirar as "vendas" que cegam a sociedade.http://www.youtube.com/watch?v=IX-yNj5LAtk&feature=related Fahrenheit - 11 de Setembro

domingo, 2 de maio de 2010

Visite Nazaré Paulista

Nazaré Paulista é uma cidade pequena, com apenas 16000 habitantes e como os bairros são espalhados e longe do centro, dá a impressão que é menor ainda, quase uma Everwood ou Smallville (nomes de cidades de séries).
Localizada numa montanha, fica a menos de 1H de São Paulo, onde você pode vir pela Fernão Dias até Atibaia e depois pegar a D. Pedro I ou vir pela estrada de Guarulhos que passa pela Pau-pedra, ambos tem quase a mesma distância.
"História - Nazaré Paulista tem suas origens na construção da primitiva capela de Nossa Senhora de Nazaré, em Atibaia, efetuada em 1676 por Matias Lopes, fundador do povoado. Nazaré Paulista foi elevada à categoria de Freguesia e, posteriormente, em 10 de junho de 1850, pela lei n° 15, à categoria de Vila. Essa lei foi promulgada por Vicente Pires da Mota, presidente da Província de São Paulo, sendo a Vila formada com suas próprias terras e da Freguesia de Santo Antônio da Cachoeira, hoje Piracaia, desmembrada da Vila de Atibaia.
Em 1886, seu território foi acrescido de terras desmembradas de Conceição de Guarulhos, hoje Guarulhos. Mais tarde foram efetuadas trocas de terras com os municípios de Atibaia, Piracaia, Santa Isabel e Juqueri, hoje Mairiporã.
Em 10 de dezembro de 1906, pela lei n° 1038, a Vila de Nazaré foi elevada à Cidade. Em 30 de novembro de 1944, o Decreto-lei n° 14334 deu-lhe a denominação de Nazaré Paulista.
Em 1916, foi incorporado o Distrito de Ajuritiba, ex-Perdões. Recebeu este nome pela Lei n° 233, de 24 de dezembro de 1948.
Em 24 de março de 1959, pela Lei n° 12, Piracaia foi desmembrada do território de Nazaré Paulista.
Bom Jesus dos Perdões era Distrito de Paz quando foi elevado à condição de Município, desmembrando-se de Nazaré Paulista, em 18 de fevereiro de 1959, pela Lei n° 5285.

Origem do Nome
O município deve seu nome à construção da primeira capela de Nossa Senhora de Nazaré


Pontos Turísticos

Igreja Nossa Senhora de Nazaré
Construída em 1676, em estilo arcaico e barroco. Em seu interior destaca-se o trabalho de entalhamento em madeira, além de antigas imagens provindas de Portugal.
Praça Nossa Senhora de Nazaré, s/n
Prefeitura Municipal
Foi um dos primeiros edifícios a ser construído no município, no ano de 1870, e o primeiro a se tornar bem público. Era a antiga Cadeia Pública do Governo da Província de São Paulo.
Rua Coronel Antônio Rodrigues dos Santos, 16
Cachoeira Gavirutuva
Estrada Nazaré Paulista - Piracaia, km 15
Represa Atibainha
Represa de 25 Km² que integra o Sistema Cantareira, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo. Nela são praticados esportes náuticos, pesca e banhos.
Praça Álvaro Guião
Hoje, totalmente remodelada, e reestruturada com a construção de um palco, e também mirante, e banheiros para atender ao público, é o centro de realização de eventos, apresentações culturais e de exposição do artesanato local.
Alambique Nenê Pinheiro
Produtor da Caninha Trepadeira, possui ainda a casa sede preservada. Para quem a visita, é possível ver a fabricação da pinga, desde a colheita da cana-de-açúcar até ser envasada.
Casa de Francisco Derosa
Construção do início do século XX, pertencente ao prefeito dessa época e fundador da escola mais antiga do município, localizada no Bairro do Marmeleiro.
Casa dos Escravos
construção do século XVII, que mantém a sua estrutura e parte do mobiliário original, localizada no Bairro do Cuiabá.
fonte : Prefeitura"'
Fonte: www.nazarepaulista.com.brComo já diz o lema da região, "Entre serras e águas", Nazaré é uma cidade muito montanhosa e temos uma represa que se chama Atibainha que vai daqui até Piracaia e é responsável por grande parte do abastecimento de água de São Paulo e região.
Nazaré é uma cidade com muito verde, mas, que não aproveita muito o ecoturismo, poderia se fazer trilhas e arborismo.Outra característica de Nazaré que não aproveitam muito é o frio que faz no inverno (que eu adoro), onde poderia ter na cidade estabelecimentos que vendessem malhas e chocolates quente, poderia até se criar um festival de inverno.As festas são na grande maioria religiosas, há várias Festas de São Gonçalo (que não tem data prevista, pois, qualquer um pode realiza-las), a Festa do Divino que acontece no final de Junho, o Encontro de Motoclube Dorme Suju's em Outubro, a Festa de Nossa Senhora em Novembro e o Carnaval de Rua em fevereiro que é ótimo.Nazaré carece de eventos culturais e diversão, em compensação temos festas folclóricas e uma natureza intocada, então, não perca tempo, visite Nazaré!Como chegar:Reportagem sobre Nazaré Paulista http://www.youtube.com/watch?v=gsZTXNt0xJk