segunda-feira, 22 de março de 2010

Decreto nº 5474

No dia 4 de Setembro de 2009, foi assinado pelo Governador do Estado de São Paulo, o Decreto nº 5474, que impede o manejo de culturas nas áreas da Serra do Itaberaba e Itapetinga.
Esta foi a primeira "cartada" para o real objetivo deste decreto, que visa criar 4 UCs (Unidades de Conservação), que nomearam Unidades de Conservação do Contínuo da Cantareira.
As 4 UCs serão: o Parque Estadual de Itaberaba, o Parque Estadual de Itapetinga, a Floresta Estadual de Atibaia e a Floresta Estadual de Guarulhos.
A criação dessas UCs irá desapropriar diversas famílias, o que está deixando diversos proprietários de terras nessas regiões apreensivos e sem rumo.
Muitas famílias dependem unicamente do que cultivam na sua propriedade e fizeram investimentos altos, afim de futuramente conseguir algo melhor para si.
No caso de Nazaré Paulista, onde predomina o cultivo de eucalipto, perderá grandes partes territoriais, o que prejudicará mais ainda este município que já sofreu tanto em tempos passados com a criação da represa, onde famílias perderam tudo o que tinham, poucas pessoas receberam por suas áreas e muitas morreram sem nada, o que resultou de tudo isto foi o surgimento de uma "favela", onde estes desfavorecidos tiveram que se "virar".
"Nós temos trauma" foi dito em uma reunião que houve na Câmara de Nazaré Paulista, onde o Sr. Oscar , a Vereadora Rosa Maria, o Padre Tarcísio, entre outros estão inteiramente envolvidos nesta causa.Muitos deram a ideia de se criar RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural), que são unidades de preservação privada que conservam a biodiversidade e o proprietário pode desenvolver ações como: ecoturismo, educação ambiental e pesquisa científica. Para se criar uma RPPN tem que ser de atitude voluntária do proprietário, pois, é perpétuo e ele continua sendo dono da área.
Outra proposta foi a elaboração de áreas protegidas cortadas em mosáicos, o que não retiraria estas pessoas do local onde vivem.
Para a região de Atibaia pensaram em qualificar a região da Pedra Grande como Monumento Natural, o que caberia perfeitamente, já que nessa região já predomina o ecoturismo e assim só continuariam a executar o seu trabalho.Outros questionaram por que em vez de gastar uma grande quantia em dinheiro criando essas reservas, investir num melhor monitoramento dessas áreas e em educação ambiental, visando que os moradores dessas áreas trabalhem sem prejudicar o meio ambiente, já que eles preservaram essas áreas durante anos.
Enfim, muitos ambientalistas acham que estes ditos "caipiras" tem ideias arraigadas e que não cuidariam dessas áreas como se deveria, mas, arraigadas são as ideias destes ambientalistas, pois, hoje em dia se fala tanto em sustentabilidade, da interação homem e natureza, o que é comprovado que funciona como em projetos que são feitos no Amazonas e em outras regiões. É claro que queremos preservar a natureza, mas, temos também que pensar no que vai acontecer com os habitantes destas regiões, qual vai ser o impacto social, pensar no sentimento dessas pessoas com relação as suas terras, os sonhos e aspirações que do nada virarão pó. Seja qual for o resultado desse decreto, só espero que seja feita de uma forma justa e que pensem bem antes de quererem instalar um presídio em nossa região e até aterros sanitários (projetos que por enquanto não foram aprovados, mas que ainda nos deixa apreensivos), já que principalmente Nazaré Paulista é uma cidade onde quase não se tem oportunidades de crescimento, o que fará nossa cidade definhar mais ainda.
Maiores informações visite o site http://www.fflorestal.sp.gov.br/
Audiência Pública em Atibaia http://www.youtube.com/watch?v=DMm_fX2sRkU
http://www.youtube.com/watch?v=aBTxO4KaUsk

sábado, 13 de março de 2010

Blues, triste blues

B. B. King está novamente ao Brasil, onde já realizou incontáveis shows, este com certeza um dos pais do blues.

Blues música triste que exaltava todo o sofrimento dos negros e a pobreza de uma época.

"O blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela. O blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música clássica moderna." Wikipédia

"O blues sempre esteve profundamente ligado à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississipi, Louisiana e Geórgia), dos escravos das plantações de algodão que usavam o canto, posteriormente definido como "blues", para embalar suas intermináveis e sofridas jornadas de trabalho. São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão. Porém o conceito de "blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando sua essência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Era um modo mais pessoal e melancólico de expressar seus sofrimentos, angústias e tristezas. A cena, que acabou por tornar-se típica nas plantações do delta do Mississippi, era a legião de negros, trabalhando de forma desgastante, sobre o embalo dos cantos, os "blues"." Wikipédia

B. B. King agora canta sentado, como um rei, seus shows diminuíram para 150 ao ano, o que ainda é bastante, seu único exercício físico é andar pelos saguões dos aeroportos, diz um homem que emocionou milhares de pessoas com a sua voz.

sábado, 6 de março de 2010

A magia do cinema

Domingo, 07/03/2010: Ocorre neste dia a grande festa da arte cinematográfica, o Oscar.
Neste ano os indicados a melhor filme não são 5, mas, sim 10, mudança que causa controvérsias em torno desta categoria que em 65 anos permaneceu com 5 filmes indicados.
Muitos críticos e diretores, inclusive o produtor de "Avatar", John Landau, não gostaram da ideia, pois, acham que isto estaria desvalorizando a categoria e a importância dos filmes indicados.
Já para a indústria do cinema, só tem a ganhar, já que arrecaram duas vezes mais a bilheteria dos filmes após a indicação na categoria.
O sistema para escolha do vencedor também mudou já que agora terão de fazer uso da matemática; os julgadores deverão enumerar os filmes indicados por ordem, o filme ganhador deverá ter 50% dos votos mais 1 e em caso de empate o filme menos votado será eliminado e os votos dos jurados que votaram neste filme passarão para a segunda opção deles.
Esta mudança deu abertura para gêneros de filmes que talvez antes não tivessem espaço neste prêmio; filmes dramáticos, trágicos, artes, comerciais, com um "papo mais cabeça" ou mesmo documentários; que não são filmes de grande público.
Gostando ou não das mudanças, o Oscar 2010 promete, portanto, prepare a pipoca, sente no sofá e curta os longas.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1223807-7823-OSCAR+TEM+NOVAS+REGRAS,00.html reportagem do Jornal da Globo